# ESTUDOS DA PALAVRA 12

Portanto de acordo com a Palavra de DEUS a '' Bíblia '' podemos ver que todo estudo aqui disposto esta embasado nas santas escrituras :

 

 

Ordem dos estudos nesta pagina :

 

1 - Não vos conformeis com este mundo

2 - O meu povo perece por falta de conhecimento

3 - Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

4 - Clama a mim e responder-te-ei

5 - Eu sei os planos que tenho para vocês

6 - Eliseu aumenta o azeite da viúva

7 - Esforça-te e tem bom ânimo ! Deus está contigo

8 - Em tudo dai graças

9 - Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

10 - Quem veio matar roubar e destruir

11 - Bem aventurados os que choram

12 - Em todo tempo ama o amigo 

13 - Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura

14 - Ame seus inimigos e abençoe os que o amaldiçoam

15 - A sabedoria de Salomão 

16 - A mulher virtuosa 

17 - Os 12 passos para ensinar a criança no caminho

18 - Honra teu pai e tua mãe ! o papel dos pais na nossa vida

19 - Vigiai e orai para que não entreis em tentação

20 - Família é o Projeto de Deus

 

 

   

1 - Não vos conformeis com este mundo

 

Romanos 12:2

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

O Significado de não vos conformeis com este mundo

 

Este conhecido versículo de Romanos 12:2, escrito pelo apóstolo Paulo, nos exorta quanto à influência do mundo sobre nós. O mundo jaz no maligno e sua a influência pode nos afastar de Deus.

Como novas criaturas, não devemos nos moldar às tendências dos nossos tempos. Nossa mente deve ser transformada pela fé, através da Palavra de Deus.

Quando fazemos a vontade de Deus, o mundo já não consegue nos influenciar. Isto é um exercício de autocontrole e maturidade espiritual. Nós, os cristãos, somos o sal da terra e devemos temperar o mundo, e, para isso, devemos renovar as nossas mentes e buscar primeiramente o Reino de Deus.

 

Romanos 12 : 2 em outras versões da Bíblia

 

Romanos 12:2 - ARA

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

Romanos 12:2 - ACF

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

 

Romanos 12:2 - NVI

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

Romanos 12:2 - NAA

E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

Romanos 12:2 - NTLH

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

 

Romanos 12:2 - NVT

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

 

Romanos 12:2 - NBV-P

Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

Romanos 12:2 - A21

E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

 

############################################################

 

2 - O meu povo perece por falta de conhecimento

 

A expressão "o meu povo perece por falta de conhecimento" encontra-se na passagem no livro de Oséias 4:6 no Antigo Testamento. Nesta passagem, Deus repreende o povo de Israel através da boca do profeta Oséias.

 

Oséias 4:6 NVI

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

 

Neste versículo de Oséias, a "falta de conhecimento" está ligada ao desprezo do povo de Israel às coisas de Deus. O povo deixou de buscar a Deus e introduziu práticas da idolatria a deuses pagãos.

Como indica a passagem de Oséias 4, este não era um problema só do povo. O próprio rei rejeitou ao Senhor e até os sacerdotes, que deviam guiar a nação ao conhecimento de Deus, se corromperam.

A falta de conhecimento era consequência da rejeição do povo aos caminhos do Senhor. Naquela época, Deus estava acessível através dos seus líderes e sacerdotes, mas até eles se afastaram de Deus.

 

A falta de entendimento nos leva à ignorância. O endurecimento do nosso coração - quando rejeitamos o conhecimento de Deus - nos traz ainda mais sofrimento. Assim como profetizado em Oséias 4:6, quanto mais nos afastamos de Deus, mais estamos sujeitos à destruição.

 

Efésios 4:18

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.

 

Uma das consequências da falta de conhecimento é o engano. Isso também pode ser observado no Novo Testamento, em Mateus capítulo 22, quando os fariseus e saduceus discutiam com Jesus a respeito das Escrituras.

 

Mateus 22:29

Jesus respondeu : "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus !

Os questionamentos dos religiosos eram reflexo do engano, pois não reconheciam a Cristo e nem a sua Palavra. A dureza dos seus corações os impediam de reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

 

Conhecendo a Deus

 

Buscar a Deus nos permite conhecê-lo um pouco mais. Ele já se revelou na Sua Palavra. Cabe a nós como verdadeiros adoradores, buscá-lo em espírito e em verdade (João 4:23). Deus é a fonte de toda a sabedoria, peça-lhe e será concedido:

 

Tiago 1:5

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

 

Conhecer a Deus é crescer no amor de Cristo. Quanto mais o conhecemos, mais o amamos, pois, passamos a entender o que Ele já fez por nós. O amor em nós é sinal de que estamos no caminho do Senhor :

 

1 João 4:16

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele .

 

Conheça verdadeiramente a Deus e busque-o através da Bíblia Sagrada. Busque a verdade e a Verdade te libertará !

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

3 - todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

 

Romanos 8:28 é um dos versículos mais populares da Bíblia. Apesar de ser um versículo muito conhecido, será que realmente compreendemos o que Paulo quis dizer com este poderoso verso ?

Deus age em todas as situações, mas as nossas limitações nos fazem voltar apenas para as coisas terrenas. Muitas das vezes não conseguimos enxergar além dos nossos olhos.

Às vezes uma doença, uma dificuldade ou outras situações negativas podem nos induzir a um erro gravíssimo : nos afastarmos do caminho do Senhor.

 

Romanos 8:28 ARA

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito .

Tudo o que acontece conosco - de bom ou ruim - tem um propósito: que Deus possa ser glorificado, seja na alegria ou na dificuldade (João 11:3-4).

Glorificar ao Senhor nas tribulações é um exercício de fé que mexe com o coração de Deus (Tiago 1:12). Ele preparou um caminho de vitória para cada um e tudo contribuirá para o bem daquele que crê na Sua promessa.

 

Jeremias 29:11 ARA

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Quando olharmos a vida de um modo natural, nos tornamos reféns das ocasiões. Sem a presença do Espírito Santo - que nos guia e orienta - não conseguimos discernir o que realmente acontece no nosso redor. Por isso, buscar o Espírito Santo é fundamental para as nossas vidas.

 

Jesus Cristo foi o maior exemplo de que todas as coisas contribuem para um propósito. Jesus reverteu a morte em vida ! O caminho na cruz foi doloroso - angustiante para o próprio Cristo - mas necessário para que Ele alcançasse o seu objetivo : nos resgatar da morte e nos dar a vida eterna !

 

Jesus entendia o seu propósito e nem mesmo a morte foi capaz de impedi-lo. Os discípulos - mesmo avisados - não compreendiam por que Jesus tinha de se entregar como sacrifício vivo. Pedro chegou a ser chamado de "pedra de tropeço" quando Jesus disse que era necessário que Ele fosse morto (Mateus 16:23).

 

Somente depois da Ressurreição os discípulos entenderam que tudo o que ocorreu contribuiu para a grande missão de Jesus Cristo (João 12:16). E o que parecia uma derrota, na verdade, foi a maior vitória que a humanidade já experimentou !

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

4 - Clama a mim e responder-te-ei

 

A expressão “Clama a mim, e responder-te-ei” em Jeremias 33:3 significa que Deus convida as pessoas a orar, buscar sua ajuda e confiar nele.

Deus promete ouvir, responder e revelar soluções e planos maiores do que imaginamos. É um chamado para confiarmos em sua bondade e poder, mesmo em momentos difíceis.

 

Jeremias 33:3

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Contexto e significado de Jeremias 33 : 3

 

Essa passagem é uma das promessas mais consoladoras da Bíblia. Deus garante que ouvirá nossas orações e responderá com ações poderosas. Para compreender melhor esta mensagem, é importante refletirmos sobre o contexto e o impacto dessa promessa.

Jeremias era um profeta que viveu em um tempo muito difícil para o povo de Israel. Jerusalém estava cercada pelos babilônios (Jeremias 32:2), e a destruição parecia inevitável.

Apesar disso dessa situação, Deus deu uma mensagem de esperança : Ele não abandonaria seu povo. Pelo contrário, Deus os encorajava a clamar por sua ajuda, garantindo que responderia e revelaria seu plano soberano.

Esse contexto nos ensina que mesmo em tempos de sofrimento e incerteza, Deus continua a ser uma fonte de força e esperança. Como em Salmos 50:15, ele nos convida a invocá-lo nos dias de angústia. Sua promessa é clara : Ele ouve, responde e age poderosamente.

 

Salmo 50:15

e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará."

Aplicação nos dias de hoje

 

O que isso significa para nós hoje ? A frase “Clama a mim, e responder-te-ei” é um convite pessoal. Deus nos encoraja a falar com Ele, a levar nossas preocupações, dúvidas e desejos em oração.

Não importa quão complicada ou impossível seja a situação, Ele promete nos ouvir. E mais : Ele não apenas ouve, mas também responde. Deus não é indiferente às nossas dificuldades; Ele deseja se envolver em nossas vidas.

Além disso, Jeremias 33:3 inclui uma promessa extraordinária: “anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.

Isso significa que ele tem planos e soluções que vão além do que conseguimos imaginar. Muitas vezes, estamos limitados pela nossa perspectiva, mas Deus vê o quadro completo.

O versículo de Jeremias 33:3 nos lembra que podemos confiar plenamente em Deus. Ele está sempre disposto a ouvir e agir, mostrando caminhos e respostas que fortalecem nossa fé e nos dão esperança. Basta clamarmos com sinceridade e Ele nos responderá.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

5 - Eu sei os planos que tenho para vocês

 

Jeremias 29:11

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

 

Este versículo faz parte de uma carta enviada ao povo de Israel exilado na Babilônia. Este continha palavras proféticas que Deus havia revelado a Jeremias. O povo podia ficar tranquilo, mesmo estando no exílio por causa de sua própria desobediência. Os pensamentos de Deus para eles eram bons, eles podiam olhar para o futuro com esperança, pois sua libertação chegaria.

Contudo, o povo teria que esperar 70 anos (Jeremias 29:10). Eles tinham a profecia, eles tinham a promessa, mas tiveram que esperar. De fato, muitos certamente morreriam antes que a promessa fosse cumprida. Mas eles seriam livres !

Da mesma forma, nós, filhos de Deus, podemos nos fortalecer hoje, porque os pensamentos de Deus para nós são bons. Ele quer nos ajudar e nos abençoar. Mas devemos buscar sua orientação, ouvir sua voz e viver em obediência. Ao longo da vida, enfrentaremos dificuldades, mas também veremos, no devido tempo, o cumprimento de cada uma das promessas que recebemos de Deus.

 

Eu sei os planos que tenho para vocês

 

A parte inicial do versículo de Jeremias 29:11, é uma mensagem de Deus para pessoas que estavam passando por um momento difícil. O povo de Israel estava longe de casa, vivendo como prisioneiros em outro país, e muitos estavam tristes e sem esperança.

Deus, então, usa o profeta Jeremias para dizer que Ele não os esqueceu. Mesmo com todo o sofrimento, Deus tinha bons planos para eles, planos de dar um futuro cheio de paz e esperança. Essa frase mostra que Deus se importa com as pessoas e que Ele tem um propósito para cada um, mesmo quando tudo parece dar errado.

Esta promessa é um convite para confiar que Deus está no controle, que Ele está cuidando de tudo, e que dias melhores virão. É uma promessa de que, no tempo certo, as coisas vão melhorar.

 

Planos de fazê-los prosperar e não de causar dano

 

O trecho “planos de fazê-los prosperar e não de causar dano”, em Jeremias 29:11, mostra o coração bondoso de Deus para com o Seu povo. Mesmo em tempos difíceis, como o exílio na Babilônia, Deus afirma que seus planos não são de sofrimento eterno, mas de crescimento e restauração.

A expressão “prosperar” neste contexto não significa somente riqueza material, mas viver com paz, dignidade, segurança e propósito. Deus quer o bem das pessoas, e não o mal. Ele não se alegra com o sofrimento, mas usa até os momentos difíceis para ensinar, fortalecer e preparar para algo melhor.

Essa promessa convida à esperança : mesmo quando não entendemos por que certas coisas acontecem, podemos confiar que Deus tem um plano bom em andamento. Ele não nos abandona e nunca age para nos destruir.

A vontade de Deus é ver cada pessoa vivendo plenamente, com esperança e confiança no futuro que Ele está preparando.

 

Planos de dar a vocês esperança e um futuro

 

A parte final da promessa, em Jeremias 29:11, onde Deus diz ter “planos de dar a vocês esperança e um futuro”, reafirma que Ele nunca abandona Seu povo, mesmo nos momentos mais difíceis.

O povo de Israel estava vivendo no exílio, longe de casa, sofrendo e sem saber o que viria pela frente. Nesse contexto, Deus envia essa mensagem por meio do profeta Jeremias para dizer que o sofrimento não seria para sempre. Ele tinha planos de dar um novo começo, cheio de esperança e sentido.

A “Esperança” nesse trecho, significa acreditar que algo bom ainda vai acontecer, mesmo quando tudo parece escuro. E “futuro” mostra que Deus não está preso ao presente; Ele já vê o que está por vir e está preparando algo melhor.

Essa promessa em Jeremias 29:11 continua atual  : Deus quer que cada pessoa tenha motivos para continuar, crendo que dias melhores virão e que Ele está cuidando de cada passo da caminhada.

 

Versículo de Jeremias 29 : 11 em outras traduções da Bíblia

 

Jeremias 29:11 ARA

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

 

Jeremias 29:11 ARC

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

 

Jeremias 29:11 NTLH

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

 

Jeremias 29:11 ACF

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

6 - Eliseu aumenta o azeite da viúva

 

Em 2 Reis 4, uma viúva endividada pede ajuda ao profeta Eliseu, pois seus cobradores queriam levar seus filhos como escravos. Eliseu pediu que ela reunisse vasos e despejasse nele o pouco azeite que tinha na botija. Milagrosamente, o azeite se multiplicou até encher todos os vasos. Com isso, ela vendeu o azeite, pagou suas dívidas e salvou seus filhos. Essa passagem nos ensina que Deus supre nossas necessidades quando confiamos totalmente n'Ele.

Antigamente, as viúvas enfrentavam dificuldades extremas, pois dependiam financeiramente de seus maridos. Sem um provedor, muitas ficavam vulneráveis à pobreza e à escravidão por dívidas. É nesse contexto que ocorre o milagre relatado em 2 Reis 4:1-7, no qual Deus, por meio do profeta Eliseu, traz provisão a uma viúva desesperada.

A viúva busca ajuda de Eliseu porque seu marido faleceu deixando dívidas, e os credores ameaçam levar seus filhos como escravos. A Bíblia não menciona detalhes sobre a vida do marido da viúva, apenas que ele era um dos discípulos dos profetas, um servo fiel de Deus que temia ao Senhor.

Eliseu pergunta o que ela tem em casa, e ela responde que possui apenas um pouco de azeite na botija. O profeta então orienta que ela peça emprestados muitos vasos vazios aos vizinhos e, em seguida, despeje seu azeite neles.

Ela obedece e, milagrosamente, o azeite continua fluindo até que todos os vasos estejam cheios. Quando não há mais recipientes disponíveis, o azeite para de se multiplicar.

Eliseu então diz para ela vender o azeite, pagar suas dívidas e viver do restante com seus filhos. Esse milagre mostra que Deus se importa com os necessitados e provê soluções além da nossa lógica.

A grande lição dessa passagem é a importância da fé e da obediência. A viúva confiou na orientação do profeta Eliseu e agiu com determinação. Mesmo quando temos poucos recursos, Deus pode multiplicá-los para suprir nossas necessidades.

Esta história nos ensina que Deus vê nossas dificuldades e pode agir de maneiras inesperadas para nos ajudar.

 

O significado do azeite na botija da viúva

 

O azeite na botija da viúva, tem um significado profundo na Bíblia. Ele representa a provisão divina, a fé e o poder de Deus para transformar situações impossíveis.

Na história, a viúva tinha apenas um pouco de azeite na botija, mas Deus multiplicou esse recurso quando ela obedeceu às instruções do profeta Eliseu. Isso nos ensina que, por menor que seja o que temos, quando confiamos no Senhor, Ele pode suprir nossas necessidades. Esse princípio é visto em outros momentos da Bíblia, como na multiplicação dos pães e peixes por Jesus.

O azeite simboliza a presença do Espírito Santo, que traz unção, consolo e renovação 1 Samuel 16:13. Assim como Deus multiplicou o azeite da viúva, Ele também derrama Sua graça sobre aqueles que confiam Nele.

O episódio também destaca a importância da obediência. Se a viúva não tivesse seguido a orientação de Eliseu, não teria experimentado o milagre. Isso nos ensina que devemos agir com fé, mesmo quando não entendemos completamente o que Deus está fazendo.

O azeite na botija da viúva simboliza a provisão, a fé e a ação sobrenatural de Deus na vida daqueles que confiam Nele.

 

O que aprendemos com a viúva de 2 Reis 4

 

Aprendemos que Deus vê nossas dificuldades e se importa com nossas necessidades. A viúva estava desesperada, sem recursos e prestes a perder seus filhos para os cobradores. Mas, ao buscar ajuda do profeta Eliseu, ela demonstrou fé de que Deus poderia agir em sua situação.

Também aprendemos que Deus usa o que já temos. A viúva possuía apenas um pouco de azeite na botija, e foi esse pequeno recurso que Deus multiplicou. Isso nos ensina que, mesmo quando nossos recursos parecem insuficientes, Deus pode transformá-los em algo grandioso se tivermos fé.

A obediência foi essencial para o milagre acontecer. Eliseu pediu que a viúva pegasse vasos emprestados e despejasse seu azeite neles. Embora parecesse sem sentido, ela obedeceu sem questionar, e o azeite continuou fluindo até que não houvesse mais vasos disponíveis. Isso nos mostra que devemos confiar e agir conforme a orientação de Deus, mesmo quando não entendemos o processo.

Essa história nos lembra que Deus não apenas supre nossas necessidades, mas nos dá além do suficiente, pois a viúva conseguiu pagar suas dívidas e ainda viver com o restante.

 

O que 2 Reis 4 nos ensina

 

A passagem de 2 Reis 4:1-7 nos ensina sobre a fé, a obediência e a provisão de Deus. A viúva estava em desespero, prestes a perder seus filhos para os credores, mas ao buscar o profeta Eliseu, demonstrou fé de que Deus poderia ajudá-la.

A mulher possuía apenas um pouco de azeite, e foi esse pequeno recurso que Deus multiplicou. Isso nos ensina que, por menores que sejam nossos recursos, Deus pode transformá-los quando confiamos Nele.

A viúva precisou obedecer à instrução do profeta, pegando vasos emprestados. Seu milagre só aconteceu porque ela agiu em fé. Isso nos mostra que Deus quer nossa participação em Seu agir. Aprendemos que Deus supre não apenas o necessário, mas além do esperado, mostrando Seu amor e cuidado.

 

Principais lições de 2 Reis 4 :

 

Deus se importa com nossas dificuldades : Ele vê nossas necessidades e está pronto para ajudar.

 

Deus pode usar o que temos, por menor que seja : Mesmo o pouco que temos, Ele pode multiplicar.

 

A fé é essencial para o milagre acontecer : A viúva confiou em Deus e sua confiança foi recompensada.

 

Obediência a Deus traz resultados : Seguir Suas instruções nos leva a milagres.

 

Deus supre todas as nossas necessidades : Ele não apenas resolve nossos problemas, mas nos dá o suficiente para a vida. 

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

7 -  Esforça-te e tem bom ânimo ! Deus está contigo 

 

Josué 1:9 ACF

Não to mandei eu ? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

 

Josué recebeu um grande encorajamento de Deus. A missão de liderar o povo de Israel era pesada, pois ele havia convivido com Moisés e visto em primeira mão o tipo de líder que ele era. Talvez sentisse o peso da responsabilidade, pelo fato de ser o sucessor de alguém como Moisés, que falava com o Senhor face a face.

A presença divina é destacada ao longo do primeiro capítulo, como encorajamento e promessa. "Como fui com Moisés, assim serei contigo" Josué 1:5. Logo, Josué teve a confirmação do próprio Senhor de que nunca estaria sozinho.

Por vezes, na vida, enfrentamos situações difíceis que podem nos deixar com medo. Temos receio de errar, de fracassar e, assim como Josué, podemos ficar com medo de não conseguir cumprir o objetivo proposto.

Deus é um Deus de promessas. Ele cumpre as suas promessas. Ele nunca falhou e não vai começar agora. O Senhor é fiel e promete estar conosco "todos os diasMateus 28:20, nos dando direção, força e esperança. Não devemos temer o que vemos 2 Coríntios 5:7, pois temos um Deus que abre qualquer caminho.

 

Esforça-te

 

A expressão “esforça-te” segundo a Bíblia, significa seja forte, aguente, persista e seja firme. Josué vivia um novo e grande desafio na liderança do povo de Israel. Era esperado que ele fosse um homem exemplar, resiliente, firme, forte e paciente à frente de Israel. Josué foi escolhido e capacitado para cumprir o propósito estabelecido pelo Senhor.

Por isso, o encorajamento “esforça-te e tem bom ânimo”, soa como ordem e incentivo dados por Deus. Não seria fácil, era uma tarefa árdua, mas Josué era a pessoa para fazê-la, pois ele já havia provado seu valor e coragem.

De todos os crentes, é esperado o mesmo. Independente da situação que você esteja vivendo, aplique também à sua vida esse princípio encorajador: esforça-te, aguente, persista e fique firme. O Senhor é a Rocha !

 

Josué 1:9 ARC

Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

 

Josué 1:9 ARA

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

 

Josué 1:9

Seja corajoso e anime-se ! O Eterno, o seu Deus, está com você a cada passo neste caminho.

 

Tem bom ânimo

 

O significado de bom ânimo” remete a uma ideia de motivação, solidez, impulso e bravura. Ter bom ânimo é o que nos move para a frente, para seguir realizando, mesmo quando enfrentamos situações adversas e contrárias, pois, sem forças e bom ânimo, tudo fica mais complicado, quase insuperável e as dificuldades vão se aglomerando.

Josué havia estado com Moisés, vivenciando situações complicados e, agora neste cenário, ele tinha praticamente todas as ferramentas em mãos: experiência, pessoas com ele, as instruções do Senhor, o “Livro” e a presença do próprio Deus.

O Senhor esperava que Josué fosse forte, perseverante, sólido, firme e destemido, além da fé e confiança na Sua presença fiel.

Que o nosso bom Deus nos ajude a enfrentar as situações desafiadoras da vida. Que Ele nos fortaleça e conduza com sua boa mão, capacitando sempre a seguir e a perseverar. Ele também te diz hoje: esforça-te e tem bom ânimo !

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

8 - Em tudo dai graças

 

Este versículo em Tessalonicenses nos dá uma referência de como devemos nos relacionar com Deus : com um coração grato. Nesta carta fica claro a vontade do Apóstolo Paulo em edificar a vida dos irmãos em Tessalônica através do estudo da Palavra e da gratidão a Deus.

 

1 Tessalonicenses 5:18 ARA

Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Este versículo tem um forte fundamento: devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias e não por todas as circunstâncias. Apesar das situações da nossa vida, fomos alcançados pela salvação eterna em Cristo Jesus! Isto supera qualquer conjuntura. Por isso, não devemos condicionar a nossa fé apenas às ocorrências da vida : quando tudo está bem, é só gratidão e quando algo não vai como esperamos, é só reclamação.

O povo de Israel ao sair do Egito cometeu este erro ao longo de 40 anos no deserto e não aprenderam. A cada tribulação era uma "chuva de murmurações", mesmo Deus provendo tudo para o seu povo. O fato de olharem apenas para as circunstâncias não lhes dava as condições para reconhecerem o cuidado de Deus.

Depois de cada favor o povo reconhecia a provisão, mas bastava surgir uma nova tribulação e logo voltavam a murmurar. Nada era suficiente, esse era um sinal de ingratidão. Fuja desse comportamento!

Em 1 Tessalonicenses 5, Paulo expôs outros pontos que nos ajudam a gerar um coração grato a Deus :

 

Alegrem-se sempre 1 Tessalonicenses 5:16-18.

 

Orem continuamente 1 Tessalonicenses 5:17.

 

Não apaguem o Espírito 1 Tessalonicenses 5:19.

 

Afastem-se de toda forma de mal 1 Tessalonicenses 5:21.

 

Quando somos gratos a Deus somos menos ansiosos. Ao depositamos as nossas expectativas em Deus, nos desapegamos da imprevisibilidade do mundo. O homem é capaz de falhar, mas Deus não falha:

 

Filipenses 4:6-7

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

É evidente que haverá momentos de alegria, choro, além de dias difíceis, mas nada deverá abalar a nossa fé na plena salvação em Cristo ! Ter o entendimento de que fomos alcançados por Cristo alegra a nossa alma e aumenta a nossa gratidão a Deus. Só o preço que Ele pagou por nós já é motivo de sermos gratos pelo resto da vida !

Siga o exemplo de Paulo, que mesmo fazendo a vontade de Deus passou por momentos de alegria e tribulação, mas nunca deixou de ter um coração grato a Deus. Todas as coisas contribuíram para o fortalecimento da sua fé em Cristo :

 

Filipenses 4:12-13

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Em tudo dai graças ! Seja grato por todas as coisas que Deus já fez por você .

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

9 - Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

 

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele veio libertar o pecador da escravidão do pecado. Quando Jesus é o centro da vida de alguém, esta pessoa é realmente livre e o pecado já não tem domínio sobre ela.

 

João 8:32 ARC

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

João 8:32 NVI

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

 

João 8:32 NVT

Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

 

Conhecereis a verdade

 

Muitas pessoas andam em busca da verdade, em busca de algo que faça sentido em suas vidas. Durante a história, muitos tentaram descobrir o que, de fato, era a verdade. Até o próprio Pilatos questionou isso em João 18:38.

Jesus é a Verdade revelada de Deus. Quando Jesus fala ao Pai em João 17:17 dizendo: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade", Ele não apresenta a verdade como algo que não se pode alcançar, ou até mesmo algo ilusório. Jesus estava falando de algo revelado, concreto, absoluto e eterno.

Hoje, temos acesso à Bíblia, pelo celular, computador ou tablet. Também temos acesso à Bíblia tradicional, impressa em papel. Ou seja, felizmente, temos acesso à verdade da Palavra de Deus.

Cabe a nós escolhermos como reagiremos à revelação do Senhor. Podemos aceitar e crer ou rejeitá-la.

Portanto, "conhecereis a verdade Cristo", é a mensagem viva do Senhor. Por meio Dele somos, efetivamente, livres do pecado, das garras do maligno e temos, verdadeiramente, vida. João 10:10.

 

Veja alguns versículos nos quais percebemos a evidência desta verdade :

 

João 8:26

"Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo." 

 

João 6:47

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." 

 

João 8:40

"Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido." 

 

João 8:45-47

"Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes ? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." 

 

João 8:31-32

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele : Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." 

 

E a verdade vos libertará

 

Lermos em João 8:32 "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" entendemos que Jesus destaca a verdade e a consequência para quem a conhece: a libertação. Quando conhecemos esta verdade, somos libertos da escravidão do pecado, por meio de Cristo.

 

João 8:34 a 36

Respondeu-lhes Jesus : Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

 

A mensagem central de "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", basicamente evidencia Jesus como a chave da vida, como a verdade revelada pelo Senhor. Veja estes versículos :

 

João 8:12

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."

 

Gálatas 5:1

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão."

 

João 8:36

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

 

João 18:37

"Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz."

 

Colossenses 1:13

"Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado." 

 

Portanto, a verdade é Jesus ! Não está em filosofias, paz interior ou misturas religiosas. Jesus é a verdade enviada ao mundo, esteve entre nós, se revelou a nós e nos dá acesso ao Pai.

Vivamos nesta esperança, nas palavras de Cristo : conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Jesus é a chave que nos liberta de todo mal. Ele pagou um alto preço para nos resgatar do domínio das trevas e somente Jesus pode nos dar uma vida transformada e livre.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

10 - Quem veio matar roubar e destruir

 

João 10 : 10

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.

 

No versículo de João 10:10 vemos que :

 

Este versículo de João 10 é muito conhecido pelos cristãos e até mesmo por não crentes na palavra . Muitas pessoas costumam citar este trecho de maneira equivocada, trocando a palavra "ladrão" por "diabo".

Segundo o contexto do capítulo, Jesus não se referia ao diabo como o ladrão da parábola. Daí fica uma pergunta em nossa mente : então quem era o ladrão do trecho de João 10:10 ?

Quando Jesus disse essas palavras, o Filho de Deus abordou uma questão que já era um problema naquela época : a ganância dos líderes religiosos e o desamparo das suas ovelhas.

A parábola se referia diretamente à condição em que se encontravam os judeus: com líderes acovardados - alguns deles verdadeiros saqueadores - e ovelhas vulneráveis a qualquer tipo de ataque. Veja também a parábola do pastor e o rebanho .

 

Na parábola, Jesus colocou quatro figuras importantes :

 

As ovelhas - Representam o povo de Deus. Naquele momento Jesus falava diretamente aos judeus, mas Ele apontou que haveria outras ovelhas em outro aprisco e que se reuniriam todas - judeus e gentios - em um só rebanho João 10:6.

 

O ladrão ou assaltante - No primeiro versículo Jesus afirma que "aquele que entra no aprisco das ovelhas, mas sobe por outro lugar sem ser pela porta é ladrão e assaltante". Então quem é o ladrão ? Todo aquele que não entra pela porta e utiliza de outros meios para entrar no aprisco. Jesus disse que Ele era a porta que leva a salvação João 10:6 a 9. Desta forma, entendemos que o objetivo central do ladrão é entrar no meio das ovelhas. Ele quer entrar de todas as formas, menos pela porta.

 

O assalariado ou mercenário - Jesus faz uso da figura do assalariado para ilustrar aquelas pessoas que exerciam suas funções por dinheiro. O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Na verdade, ele não se importa com as ovelhas e teme pela sua própria vida João 10:13. Assim como contavam seus salários, contavam também seus esforços. Em uma situação de risco, abandonariam as ovelhas, deixando-as à mercê do lobo João 10:12.

 

O bom pastor - Jesus é o bom pastor, as ovelhas conhecem a sua voz e ele dá a sua vida pelas ovelhas João 10:14-15. O assalariado não é capaz de entregar a sua vida pelas ovelhas, mas o bom pastor sim. Jesus entregou sua vida de maneira voluntária, por amor e não por obrigação João 10:17-18. Ao se identificar como a porta, Jesus apontava para o seu caráter. Ao se referir como o bom pastor, Jesus apontou para a eficácia dos seus atos.

 

Jesus se colocou como o único caminho para a salvação, o único acesso. Se colocou como o único com capacidade de dar a vida pelas ovelhas. Se mostrou o único capaz de pastorear, conduzir e reunir todas as suas ovelhas em segurança. Tudo isso sob a permissão do Pai. Mesmo falando por uso de parábola, os judeus não compreenderam o que Jesus quis dizer João 10:6.

 

Assim como a palavra de Deus é comparada a uma espada cortante, os judeus ficaram divididos e alguns até chamaram Jesus de louco João 10:19-20. Verdadeiramente a "mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus1 Coríntios 1:18.

 

Mesmo depois do sacrifício de Jesus na cruz, muitos ainda procuravam ter acesso ao aprisco por outros meios e continuavam a pensar que o legado de Jesus era uma loucura. Como expôs o Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 1: 22 a -24 : "Os judeus pedem sinais milagrosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus".

Como o ladrão rouba , mata e destrói ?

 

A intenção do ladrão quando invade um lugar é simplesmente subtrair o que ele puder. Um ladrão não mede as consequências, se vai destruir algo ou se alguém pode perder a vida para que ele consiga o que pretende saquear.

Os falsos profetas e pregadores irresponsáveis também não medem o teor das suas palavras. Falam com o objetivo de subtrair o que podem das ovelhas, não entram pela porta e nem apontam para ela. A leviandade dos seus atos pode levar as ovelhas à destruição e a morte espiritual.

Jesus nos deixou explícito este aviso: "Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamenteMarcos 13:22-23.

Naquela época os religiosos estavam fazendo da casa de Deus fonte dos seus interesses. Qualquer pessoa que se opusesse ou os confrontasse com a verdade era perseguido. Foi o que aconteceu com Jesus. Ele foi perseguido pelos religiosos até conseguirem condená-lo. Tentaram de todas as formas tirar-lhe a vida para que continuassem administrando seus próprios interesses.

Sabemos que era necessário que o bom pastor entregasse a vida pelas ovelhas, Jesus deixa claro: "Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu PaiJoão 10:18.

Cristo venceu na cruz e nele alcançamos a salvação, mas o ladrão continua agindo da mesma forma nos tempos atuais: "No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda" 2 Pedro 2:1-3.

Por isso, ouçamos sua voz e nos apeguemos a sua Palavra! Jesus é o bom pastor e todo aquele que aponta para a porta e entra por ela encontra pastagem. Que andemos nos seus caminhos e que estejamos atentos a qualquer um que tente entrar no nosso meio que não seja através da porta que é Jesus.

Façamos como os irmãos em Bereia relatado em Atos dos Apóstolos 17:11 "Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo". A igreja que é fundamentada na palavra de Deus - e somente nela - não deixa o ladrão entrar causando destruição e morte.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

11 - Bem aventurados os que choram

 

Os momentos de tristeza serão inevitáveis na vida de todo cristão. Quando vem o choro e a tristeza, Deus pode consolar. Na passagem das bem-aventuranças, em Mateus 5:4, Cristo abençoa os que choram e promete consolo.

Não somos bem-aventurados por apenas chorar, mas por que não escondemos os nossos sentimentos diante de Deus. Este choro, citado na Bíblia, não é um choro de falsidade, de murmuração, mas lágrimas de sofrimento. Há muitas coisas que podem nos fazer chorar, às vezes o choro é inevitável. São nesses momentos que Deus quer estar presente.

 

Mateus 5:4

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Fale com Deus sobre a sua tristeza. Compartilhe com Deus o seu anseio. Os amigos podem nos consolar, mas, somente Cristo poderá ouvir a nossa súplica e aliviar o nosso coração. Muitas coisas podem nos levar ao choro, mas só Deus pode restaurar o nosso sorriso.

As lágrimas poderão cair, mas Cristo as enxugará lhe dando entendimento e esperança.

 

Salmos 30:5

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

Passaremos por momentos difíceis nesta terra, mas Jesus está conosco até nos momentos difíceis. Com Cristo, a tristeza é passageira, não uma paisagem permanente.

Ele suportou todas as dores que o mundo poderia oferecer e converteu esse sofrimento em grande alegria, oferecendo-nos a vida eterna. Isso é permanente, as demais coisas - até o choro - com Cristo, irá passar.

 

1 Pedro 2:19-24

Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.

Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal ? Mas, se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.
Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos.
"Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca."
Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

 

Deixe Jesus enxugar as suas lágrimas, Ele já te deu motivos para sorrir !

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

12 - Em todo tempo ama o amigo 

 

O versículo de Provérbios 17:17 fala sobre a importância da amizade verdadeira. A passagem mostra que um amigo de verdade fica ao seu lado em todos os momentos, sejam bons ou ruins. Nas dificuldades, essa amizade fica ainda mais forte. A verdadeira amizade é constante e leal, que não depende das circunstâncias.

 

Provérbios 17:17 ARC

Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.

 

Provérbios 17:17 NVI

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.

 

O versículo Provérbios 17:17 fala sobre a importância da amizade verdadeira e o valor do apoio nos momentos difíceis. Salomão escreveu Provérbios com o objetivo de oferecer orientações práticas para uma vida justa e sábia, abordando temas como relacionamento, caráter e comportamento.

Esse versículo destaca que um amigo genuíno é leal em todos os momentos, não apenas nos dias bons, mas também nos dias ruins. É nesse contexto de crise que a amizade se fortalece, criando um vínculo tão forte quanto o de irmãos.

Esse tipo de amigo não é somente uma companhia, mas alguém que oferece apoio, encorajamento e ajuda quando necessário.

O objetivo de Provérbios 17:17 é destacar a importância das amizades sinceras para uma vida equilibrada. No tempo de Salomão, a amizade estava profundamente ligada à lealdade e ao compromisso, mostrando o valor de ter pessoas confiáveis ao nosso lado. Esse provérbio celebra a amizade, mas também nos incentiva a sermos amigos leais e presentes na vida dos outros.

 

Em todo o tempo ama o amigo

 

O trecho “em todo o tempo ama o amigo” mostra que um verdadeiro amigo está ao seu lado em qualquer situação, nos momentos bons e ruins. Isso significa que o amor e o carinho de um amigo fiel não mudam conforme as ocasiões. Ele não está presente somente quando é conveniente, mas também nos dias difíceis.

Esse tipo de amizade reflete um compromisso constante, como o amor descrito em Provérbios 18:24, que diz: “existe amigo mais apegado que um irmão”.

 

Esse versículo mostra que algumas amizades são tão profundas que suportam qualquer dificuldade. Além disso, em João 15:13, Jesus ensina: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”, destacando o valor do sacrifício e da lealdade na amizade.

 

O ensinamento de “amar em todo o tempo” é um chamado para sermos amigos presentes e leais. Esse amor constante fortalece relacionamentos e traz segurança emocional, pois sabemos que temos alguém confiável ao nosso lado. Assim, o versículo nos ensina sobre a importância da fidelidade e do apoio mútuo nas amizades verdadeiras.

 

Na angústia nasce o irmão

 

Na angústia nasce o irmão” mostra que, nos momentos difíceis, a verdadeira amizade se fortalece a ponto de se tornar tão próxima quanto o laço de sangue.

Quando enfrentamos desafios, descobrimos quem realmente está ao nosso lado, mostrando apoio, compreensão e lealdade. Esse tipo de amigo não apenas consola, mas também ajuda a carregar o peso da dificuldade, agindo como um verdadeiro irmão.

Jesus é o maior exemplo desse amigo que se torna irmão na adversidade. Ele não apenas esteve ao lado de seus discípulos nos momentos difíceis, mas também entregou sua vida por amor a eles e a nós !

Esse ensinamento é semelhante ao de Provérbios 27:10, que diz: “Melhor é o vizinho que está perto do que o irmão que está longe”.

 

Eclesiastes 4:9-10

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se !

Esses versículos destacam a importância de termos alguém confiável ao nosso lado nos tempos de dificuldade.

A expressão “nasce o irmão” revela que as dificuldades fortalecem os laços, transformando amigos em verdadeiros irmãos. Assim, o versículo nos ensina sobre o valor do apoio mútuo e da lealdade, mostrando que as provações revelam as amizades mais sinceras.

 

Lições de amizade em Provérbios 17 : 17

 

Provérbios 17:17 ensina sobre a verdadeira amizade, destacando dois aspectos importantes : a constância do amor e a lealdade nos momentos difíceis.

O versículo afirma que o amigo ama em todos os momentos e, principalmente, na angústia, se torna como um irmão. Isso mostra que a amizade verdadeira não depende das circunstâncias favoráveis, mas se fortalece nas adversidades.

O primeiro ponto importante é que um verdadeiro amigo está ao seu lado em todos os momentos, tanto nos dias bons quanto nas dificuldades. Ele não está presente apenas quando é conveniente, mas também quando a situação exige mais esforço e apoio. O amigo fiel ama continuamente, o que demonstra a importância de sermos constantes e leais nas amizades que cultivamos.

O segundo ponto trata da amizade que se revela especialmente nas horas de crise. Quando passamos por dificuldades, quem realmente se importa conosco se aproxima e nos oferece o apoio necessário, transformando-se em uma presença tão confiável quanto um irmão.

 

Pontos práticos inspirados em Provérbios 17 : 17

 

Ofereça seu apoio não apenas quando as coisas estão bem, mas também quando as dificuldades surgem.

 

Demonstre lealdade e amor nas pequenas ações diárias, sem esperar algo em troca.

 

Ofereça ajuda nas adversidades. Nas crises, seja alguém que ajuda a carregar os fardos do outro, fortalecendo o vínculo de amizade.

 

Essas práticas tornam a amizade mais forte. Ao seguirmos o exemplo de Cristo, que demonstrou lealdade e amor em todas as circunstâncias, podemos cultivar amizades genuínas.

 

Seja um amigo fiel, oferecendo apoio nos momentos difíceis e permanecendo presente nas alegrias. Ao fazer isso, você constrói relações fortes e duradouras, refletindo o amor e a fidelidade de Cristo.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

13 - Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura

 

Todo mundo precisa conhecer Jesus. A última ordem de Jesus para seus discípulos, antes de subir ao Céu, foi de ir e pregar o evangelho a todas as pessoas no mundo. Esse é o chamado de todo cristão, até que Jesus volte.

 

Marcos 16:15

E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.

 

O grande chamado

 

A salvação não é só para você e eu. Jesus veio para salvar pessoas de todas as nações, de todas as culturas e de todas as épocas. E Ele escolheu seus discípulos para serem os mensageiros dessa notícia.

A ordem para ir e fazer discípulos de todas as nações não é apenas para pastores, evangelistas, missionários ou outros líderes consagrados. Cada cristão é chamado para pregar o Evangelho na sua forma de viver, falar e agir, dando bom testemunho de Jesus. Você pode participar do plano de Deus para a salvação do mundo.

Algumas pessoas são chamadas para pregar o evangelho em outras nações, enquanto que outras são chamadas para pregar em sua terra natal. A Missão está em todo lugar onde há gente que não conhece Jesus. Por isso, fique atento para descobrir a quem Deus quer que você pregue. Mesmo se for apenas uma semente pequena, Deus pode usar isso para transformar uma vida.


Os resultados da pregação

 

Marcos 16:16

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

 

Mesmo com toda a boa vontade do mundo, ninguém pode obrigar outra pessoa a aceitar Jesus de verdade. Essa é uma escolha que cada pessoa precisa fazer sozinha. A função de quem prega é apenas apresentar a verdade da salvação e mostrar o amor de Jesus. O resto é entre a pessoa e Deus João 16:8.

Esse entendimento nos torna mais humildes e nos dá mais segurança. Mesmo se você for o melhor pregador do mundo, só Deus pode convencer e mudar o coração de outra pessoa. Mas, se você for péssimo para falar e se atrapalha às vezes, Deus, ainda assim pode lhe usar como um instrumento de salvação.

 

O Evangelho nos desafia a fazer uma escolha : aceitar ou rejeitar Jesus. Quem crê recebe a salvação e a vida eterna, ficando livre da culpa e podendo se aproximar de Deus. Mas também existe a possibilidade de rejeitar a mensagem. Apesar de muita gente decidir não crer, todos ainda precisam ter a oportunidade de escolher Jesus.

É por isso que é tão importante partilhar o Evangelho.

 

Os sinais que acompanham a transformação

 

Marcos 16:17-18

Estes sinais acompanharão aqueles que creem : em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

 

Deus não nos deixa sozinhos na missão de pregar o Evangelho. Ele dá poder a quem crê para levar a mensagem a outras pessoas. Os primeiros discípulos viram todos os sinais e maravilhas que Jesus enumerou em Marcos 16:17-18 e muito mais. Esses sinais confirmavam a mensagem e mostravam um pouco do poder de Deus aos novos fiéis.

Deus faz milagres na vida de quem crê. Onde o Evangelho é pregado e crido, coisas maravilhosas acontecem. Algumas pessoas verão milagres, outras expulsarão demônios e ainda outras receberão livramento em situações impossíveis. Mas esses são apenas milagres secundários. O maior milagre de todos é uma vida transformada por Jesus, é a Salvação eterna.

Não tenha medo de pregar o Evangelho ! Quando a oportunidade aparecer, simplesmente faça-o. Deus está com você, com todo seu poder.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

14 - Ame seus inimigos e abençoe os que o amaldiçoam

 

Os judeus tinham a mesma tradição que o resto do mundo : amar quem nos ama de volta e odiar os inimigos. Mas Jesus disse que isso não é suficiente para quem ama a Deus. Até pessoas ruins amam quem os ama de volta ! Seguir Jesus implica amar também os inimigos.

 

Mateus 5:44-45

Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Em um mundo de ódio e medo, essa é uma visão radical, que pode transformar tudo.

 

Amar nossos inimigos não é algo que vem naturalmente. Precisamos da força de Jesus. Por isso, o primeiro passo para amar os inimigos é entregar sua vida a Jesus, pedindo que ele transforme seu coração.

 

Para mudar sua atitude e começar a amar seus inimigos :

 

Ore, pedindo ajuda a Deus para amar os inimigos

Ore pelos seus inimigos, para que conheçam Jesus e possa haver reconciliação

Lembre-se que seus inimigos são pessoas como você, com virtudes e defeitos

Antes de atirar a primeira pedra, reflita se você nunca cometeu um pecado parecido

Pense: se essa pessoa fosse você, como você gostaria que Deus lhe tratasse ?

Lembre-se que Deus ama esses inimigos tanto quanto ama você infinitamente !

Não procure se vingar

Ofereça (ou peçaperdão aos seus inimigos

Pense em formas como você pode abençoar seus inimigos e lhes mostrar o amor de Deus

Lembre-se que seu verdadeiro inimigo é o diabo, não um ser humano

 

Pode levar tempo, mas não desista! Amar os inimigos é um testemunho poderoso. Estêvão, o primeiro mártir cristão, orou por seus inimigos enquanto o matavam. Deus ouviu sua oração e, mais tarde, um desses inimigos se converteu. Esse homem se chamava Paulo e ele se tornou um grande missionário e escreveu metade dos livros do Novo Testamento ! A forma como você trata seus inimigos faz toda a diferença.

 

Romanos 12:21

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

Ore pelos seus inimigos

 

Da mesma forma que a prática comum, e até lógica, do mundo era odiar seus inimigos, pedir a destruição deles também era norma. Podemos ver que os próprios israelitas pensavam dessa forma, quando eles próprios oravam pela destruição e aniquilação dos seus inimigos.

Muitos salmos são marcados pela violência que o autor expressa, pela sua alegria em ver vingança acontecer e a esperança de ter seus inimigos despedaçados pelo Senhor.

Mas o que Jesus mostra é que o assassinato acontece muito antes de se sacar uma espada, ela acontece no coração. E da mesma maneira que o Senhor abençoa justos e injustos, trazendo sobre ambos sol e chuva, nós devemos abençoá-los também, orando por eles.

 

Mateus 6:44-45

Mas eu digo : Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

 

Amar sem exceções

 

Alguns inimigos são mais fáceis de amar do que outros. Mas não podemos ignorar o mandamento de Jesus só porque não é fácil. Devemos amar nossos inimigos, Jesus não abriu exceção para :

 

Nossos adversários políticos

Pessoas de outras culturas ou etnias

Colegas de trabalho ou da escola ruins

Pessoas com valores morais diferentes dos nossos

Criminosos

Pessoas de outras religiões

Pessoas que nos causaram muito sofrimento

 

Amar não significa fingir que está tudo bem, que nada de errado aconteceu. Não é apoiar o pecado nem defender a impunidade. Amar significa querer o bem do outro. E o melhor para qualquer pessoa é o arrependimento dos pecados e a reconciliação com Deus.

Amar os inimigos é quebrar o ciclo de medo, ódio e violência que se gera pela vingança e pela falta de perdão e compaixão. Enquanto que o mundo caminha cada vez mais na direção do ódio, Jesus oferece uma solução muito mais forte e radical: o amor. Só o amor de Jesus tem poder para restaurar sociedades destruídas e mudar os corações de pessoas dominadas pelo pecado. E você tem o poder para revelar esse amor radical.

O amor de Jesus é a base do amor aos inimigos. Por piores que sejam, nossos inimigos são como nós, na medida em que são seres humanos, criados à imagem de Deus, que precisam desesperadamente de Jesus. Nós não merecemos mais a salvação que eles. Ninguém merece a salvação. Se Jesus nos deu o privilégio da reconciliação, apesar de ter todo direito de nos negar, quem somos nós para negar o amor e o perdão aos nossos inimigos ?

 

Colossenses 1:21-22

Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

 

Ame seus inimigos e o mundo verá a diferença que Jesus faz ! .

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

15 - A sabedoria de Salomão 

 

Salomão, filho do rei Davi, foi um dos reis mais sábios de Israel. Na Bíblia, ele não pediu riquezas nem uma vida longa, mas sabedoria para governar com justiça. Deus se impressiona com seu pedido e lhe concede não apenas sabedoria, mas também riquezas e honra, tornando-o o homem mais sábio de todos os tempos.

Com sua sabedoria, Salomão resolveu conflitos, tomou decisões justas e governou com prosperidade. Um de seus julgamentos mais famosos envolveu duas mulheres que disputavam a maternidade de uma criança. Para revelar a verdadeira mãe, Salomão sugeriu que a criança fosse dividida ao meio. A verdadeira mãe, movida pelo amor ao filho, preferiu que ele fosse entregue à outra mulher a vê-lo morrer. Com isso, provou sua identidade.

 

Salomão é o autor de três importantes livros de sabedoria na Bíblia Provérbios Eclesiastes e Cânticos.

 

Provérbios reúne conselhos práticos sobre como viver bem, temer a Deus e cultivar boas relações.

 

Eclesiastes reflete sobre o sentido da vida, a busca por sabedoria e a aceitação dos limites humanos.

 

Cânticos é um poema lírico que celebra o amor.

 

Algumas tradições judaicas e interpretações bíblicas indicam que Salomão escreveu Salmos como o 72 e o 127. Sua sabedoria foi um grande presente de Deus, e ele usou esse dom para guiar seu povo e compartilhar ensinamentos que ainda influenciam o mundo até hoje. Segundo a Bíblia, Salomão compôs três mil provérbios e mais de mil cânticos.

O trecho de 1 Reis 4 registra a sabedoria extraordinária do rei Salomão :

 

1 Reis 4:29-33

Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.

A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito. Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. Sua fama espalhou-se por todas as nações em redor. Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco.

Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros. Também discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes. Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria.

 

Como Salomão se tornou o homem mais sábio do mundo

 

Salomão se tornou o homem mais sábio do mundo graças à sua humildade e ao pedido que fez a Deus. Em 2 Crônicas 1:6-12, Salomão, ao ser coroado rei de Israel, foi até Gibeão para oferecer sacrifícios a Deus. Ali, Deus lhe apareceu em um sonho e lhe perguntou o que ele desejava.

Salomão, em vez de pedir riqueza ou poder, pediu sabedoria para governar o povo de Israel com justiça. Deus ficou agradado com seu pedido, pois Salomão escolheu algo que beneficiaria os outros e não a si mesmo.

Em resposta, Deus lhe concedeu sabedoria sem igual, tornando-o o homem mais sábio da história.

 

2 Crônicas 1:6-12

Salomão ofereceu ao Senhor mil holocaustos sobre o altar de bronze, na Tenda do Encontro. Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu darei a você".

Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este teu grande povo ?"

Deus disse a Salomão: "Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como ­ne­nhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá".

 

A sabedoria de Salomão também se reflete em seus escritos, como ProvérbiosEclesiastes e Cânticos, que ensinam sobre o temor a Deus e a importância da sabedoria para uma vida plena. Esse dom foi concedido por Deus a um coração humilde e disposto a servir.

 

O que podemos aprender com a sabedoria de Salomão

 

A história de Salomão nos mostra que a sabedoria verdadeira não vem da experiência ou do conhecimento humano, mas de Deus. Ele foi um rei justo, escreveu conselhos valiosos e nos deixou princípios que podemos aplicar até hoje.

 

Entre as principais lições que podemos aprender com Salomão estão :

 

Buscar sabedoria com humildade e foco no próximo.

A verdadeira sabedoria é prática e aplicada no cotidiano.

A sabedoria começa com o temor a Deus.

A sabedoria deve promover a paz e a justiça.

Devemos tomar decisões sábias e justas em todas as áreas da nossa vida.

 

Salomão começou sua jornada como rei com um pedido humilde e focado no bem-estar do povo : ele pediu sabedoria para governar com justiça. Essa atitude nos ensina que, ao buscarmos a sabedoria, devemos ter em mente o bem dos outros e não os nossos interesses.

Além disso, a sabedoria de Salomão era acompanhada de discernimento e capacidade de tomar decisões difíceis, como no famoso julgamento das duas mulheres que disputavam um bebê. Ele mostrou que a sabedoria verdadeira é prática e não somente teórica.

Salomão também escreveu livros como Provérbios e Eclesiastes, que estão repletos de conselhos sobre a importância de viver com temor a Deus e do respeito ao próximo. Ele entendia que a verdadeira sabedoria começa com o reconhecimento da soberania de Deus.

O exemplo de Salomão nos ensina a buscar sabedoria em Deus, agir com humildade e tomar decisões justas no dia a dia.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

16 - A mulher virtuosa 

 

Provérbios 31:10 a 31 fala sobre a mulher virtuosa, uma mulher trabalhadora, que cumpre com suas responsabilidades e se mantém firme em meio às dificuldades da vida, porque teme ao Senhor e vive para Ele. Esses versículos descrevem algumas qualidades que a mulher virtuosa deve ter. Por exemplo, nos dizem que a mulher virtuosa é trabalhadora, sábia e digna de confiança. Acima de tudo, destaca que a mulher virtuosa teme ao Senhor.

O texto começa com uma pergunta: “Mulher virtuosa, quem a achará ?”, e imediatamente acrescenta: “O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10). Vemos, então, que a mulher que possui as qualidades mencionadas nesse capítulo tem um valor mais alto do que esmeraldas ou rubis.

No idioma hebraico, a frase para mulher virtuosa é "eshet chayil" ou mulher de valor. Essa frase implica que seu valor vem de sua coragem e força, qualidades que brotam de seu interior. Portanto, a mulher virtuosa é uma mulher valente que tem a coragem e a força necessárias para assumir o que deve fazer sem se deixar vencer.

Muitas mulheres se sentem intimidadas por essa passagem bíblica. Parece impossível que uma mulher consiga ter todos os atributos ou qualidades mencionados ali. Mas a ideia não é tentar ser perfeita em tudo, pois isso leva à frustração. O que podemos fazer é permitir que esses versículos nos encorajem a descobrir o potencial que Deus nos deu para desenvolvê-lo com sua unção e para sua glória.

 

Como é a mulher virtuosa segundo Provérbios 31

 

1 - Confiável , digna de confiança

A mulher virtuosa, seja casada ou solteira, jovem ou idosa, é uma mulher em quem se pode confiar. Não engana com suas palavras ou ações, nem é inconstante. O marido, amigos e familiares de uma mulher assim se sentem seguros, pois sabem que ela é íntegra em todos os seus caminhos.

2 - Sábia e boa administradora

Vemos que a mulher virtuosa sabe administrar e usar seu tempo, seus talentos e seus recursos com sabedoria. Não desperdiça o que tem, mas faz bom uso de tudo, aproveitando cada recurso ao máximo.

Sua sabedoria também se reflete em suas palavras. Ela fala com sabedoria e bondade, encorajando e abençoando os outros.

 

3 - Forte e firme

Ela vê oportunidades nos desafios da vida, não se deixa vencer ou intimidar pelas dificuldades que surgem. Sua força física vem de sua saúde e firmeza emocional, que a impulsionam a seguir em frente e cumprir suas responsabilidades.

 

4 - Trabalhadora e empreendedora

É uma mulher que se esforça em tudo o que faz. Trabalha muito e o faz com ânimo. Está atenta às oportunidades e as aproveita, usando seus recursos para contribuir para o sustento da família.

 

5 - É Responsável e cuida de sua família e dos outros

A mulher virtuosa é diligente ao cumprir sua responsabilidade de cuidar de sua família com amor e dedicação. Mas ela não se concentra apenas em sua família. Também é generosa e se esforça para ajudar os pobres e necessitados, compartilhando com eles o que tem.

 

6 - Bondosa e compassiva

Ela não fecha os olhos para as necessidades dos outros, mas estende sua mão com compaixão e os ajuda conforme suas possibilidades.

7 - Segura e precavida , não teme o futuro

Prevê o que pode precisar no futuro e se prepara. Por isso, pode enfrentar os desafios do dia a dia com segurança e confiança.

 

8 - Digna de reconhecimento e apreço

As qualidades da mulher virtuosa não passam despercebidas, mas são notadas pelos outros. Seus filhos, seu marido e as pessoas ao seu redor a reconhecem como um exemplo e falam bem dela.

 

9 - Teme ao Senhor

Acima de tudo, a mulher virtuosa teme ao Senhor. Obedece a Deus, vive dentro de sua vontade e busca glorificá-Lo com suas palavras e ações. Deus é o centro de sua vida, e Nele ela encontra seu propósito e sua segurança.

 

O contexto e o propósito de Provérbios 31

 

Muitos veem Provérbios 31:10 a 31 como uma lista de qualidades ou atitudes que uma mulher deve ter. No entanto, esses versículos fazem parte de uma profecia da mãe do rei Lemuel que serviu para instruí-lo. Ela amava muito seu filho e decidiu lhe dar algumas advertências e conselhos.

Nos primeiros nove versículos do capítulo, ela advertiu seu filho Lemuel contra os excessos em sua relação com as mulheres e com o álcool. Também o incentivou a agir com justiça e a defender a causa dos pobres e necessitados. Vemos que esses conselhos o ajudariam a governar com sabedoria e justiça.

Os versículos 10 a 31 descrevem uma mulher especial e falam sobre suas qualidades. Embora esse texto seja geralmente usado para falar sobre as mulheres, na verdade essas qualidades ou atitudes devem servir de inspiração para todos .

Todos devemos ter como meta ser virtuosos, íntegros, honrados e tementes ao Senhor.

É claro que a mãe de Lemuel o incentivou a encontrar uma mulher boa, sábia, trabalhadora, de bom caráter e que amasse a Deus. Por isso, ela detalhou as qualidades que essa mulher virtuosa deveria ter para ser uma ajuda e apoio tanto em seu reinado quanto em sua vida.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

17 - Os 12 passos para ensinar a criança no caminho

 

Aprenda através desses importantes passos a colocar em prática o princípio bíblico de Provérbios 22:6. Ensine suas crianças a seguirem o caminho de Deus, para terem uma vida plena e feliz.

 

Provérbios 22:6

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

O versículo Provérbios 22:6 não se trata de uma promessa divina, mas uma regra geral e prática que acompanha o processo educativo das crianças. Ao se ensinar conforme alguns princípios, a tendência é que os indivíduos desenvolvam tais princípios. É óbvio que há exceções à regra, e que cada indivíduo irá, no futuro, decidir o seu próprio caminho.

De modo geral, podemos interpretar este versículo de duas formas :

como uma recomendação motivadora, segundo a qual é necessário educar as crianças de forma adequada desde cedo (no caminho que deve andar). Para que elas, assim, cresçam na direção correta.

como uma advertência, servindo como um aviso para os pais, que se deixarem as crianças crescerem com moldes ruins ou sem referências, elas permanecerão assim. Isto é, se ensinarmos as crianças a crescerem fazendo o que quiser, elas se transformarão em adultos egoístas e sem limites.

Tanto uma como outra interpretação são importantes para auxiliarem aos pais no ensino de seus filhos, para uma educação não permissiva, centrada em valores e em bons hábitos. É preciso acima de tudo, amar aos pequenos, ensinando-os a controlarem a rebelião e desobediência, mas sempre incentivar bons princípios, os talentos naturais, recompensando o bom comportamento.

 

1 -  Passem tempo de qualidade juntos

 

Deuteronômio 6:5 a 7

Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.
Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.

Note que o texto base diz: "ensinar no caminho". Isso pressupõe a presença daquele que ensina, estando no caminho, junto com a criança. Moisés instruía o povo a ensinar seus pequenos "sentado em casa, andando no caminho, ao deitar e ao levantar".

Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum a entrega da educação dos filhos para terceiros (babás, creches, escolas, etc). Todos sabemos o quão complexo é, em alguns casos, conciliar o convívio entre pais e filhos (parental) com todas as outras demandas e atividades diárias. Os pais, como mantenedores, obrigam-se a jornadas de trabalho cada vez mais extensas para sustento da família. E, por vezes, quando chegam em casa já estão cansados e estressados com o dia, que reservam-se do dever e do privilégio de educarem seus próprios filhos.

 

Na prática :

 

Participe da vida do seu filho e não se ausente.

Mesmo que por poucas horas no dia, seja o melhor pai/mãe possível. Valorize ter tempo de qualidade juntos.

Interesse-se verdadeiramente pelas suas crianças. Elas sentem quando são rejeitadas.

Não queira compensar a ausência com presentes. Tudo que os pequeninos precisam é da sua presença e amor.

Marque a vida de seus filhos com memórias inesquecíveis da vida em comunhão. Entretenham-se juntos, brinquem, conversem, tenham as refeições juntos, passeiem, pratiquem esportes juntos, etc.

Sirvam a Deus, juntos em família.

 

2 - Seja um bom exemplo a ser seguido

 

1 Coríntios 11:1

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

Imitar significa reproduzir o que os outros fazem. As crianças pequenas fazem isso o tempo todo. Paulo disse para os coríntios o imitarem porque ele também imitava a Cristo. Realmente, precisamos ser imitadores de Jesus.

Mas, tudo o que vemos os outros fazendo é muito mais assimilável do que quando apenas ouvimos dizer. O exemplo prático é muito mais pedagógico do que simplesmente meras recomendações verbais.

Reflita sinceramente se você tem sido um bom exemplo e influência para as suas crianças. Seja um modelo na vida cristã, na convivência, boa disposição e em termos morais e éticos.

 

Na prática :

 

Seus filhos vão aprender muito mais com aquilo que virem os pais ou adultos fazerem, do que propriamente, com aquilo que ouvem dizer. Procure agir expondo valores importantes: amor, fé, honestidade, responsabilidade, verdade, empatia, domínio próprio, resiliência, esperança, etc... .

 

3 -  Gentileza : Ensine boas maneiras , a agir educadamente e com respeito

 

Efésios 5:1-2a

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. E andai em amor, como também Cristo vos amou...

Quando imitamos a Deus, reproduzimos o amor que Jesus nos ensinou. Isso significa ser amável, respeitoso e honestos de verdade. Esses valores de ser gentil, simpático e afável com as pessoas são qualidades que devem ser ensinadas em casa.

A falta de gentileza nas relações desenvolvidas deve ser corrigida prontamente. Demonstre isso com seus exemplos também.

 

Na prática :

 

Comece com coisas básicas; ensine as "palavras mágicas": "Bom dia !", "Boa tarde !", "Boa noite !", "Desculpa / perdão", "Com licença", "Obrigado !", "Por favor", etc... .

Agradeça seu filho quando fizer algo que pediu.

Peça "desculpas", quando fizer algo mal.

Diga "com licença" quando quiser passar, etc... .

Ensine seu filho a pensar no bem estar dos outros e agir com gentileza sempre que possível.

 

4 - Ensine dizendo NÃO

 

Provérbios 3:11-12

Meu filho, não rejeite a disciplina do Senhor; não desanime quando ele o corrigir.
Pois o Senhor corrige quem ele ama, assim como o pai corrige o filho a quem ele quer bem.

 

Corrigir os pequenos é fundamental. Além disso, é também uma forma de demonstrar amor. Infelizmente, desde cedo temos desejos ruins e egoístas. Por isso a necessidade de correção. Se todas as vontades humanas fossem atendidas, certamente, o mundo entraria num colapso total e ficaria ainda mais caótico e destruído.

Pais, aprendam a dizer Não aos seus filhos ! Nascemos num tempo em que o consumismo, egoísmo e individualismo tem se tornado um padrão para o mundo. Não aceitamos o NÃO como resposta às nossas vontades. Mas os cristãos devem rejeitar esse padrão vivendo à maneira de Deus.

Ensine à sua criança que o NÃO será sempre uma possibilidade na vida. E a melhor forma de aprender isso é no meio familiar, cercado de amor. Os pais que dizem SIM a tudo, estão fazendo um mal irreversível na vida dos filhos. Porque estes crescerão acreditando no facilitismo e, mais tarde, sofrerão com a realidade da vida.

 

Na prática :

 

Dizer NÃO a sua criança é um bom exercício para a vida, já que nem sempre ela vai receber respostas favoráveis para tudo o que quer. Seja sábio e intencional, seu filho precisa aprender a crescer :

  • Não diga NÃO aleatoriamente, mas diga NÃO sempre que for necessário.
  • Diga NÃO quando as circunstâncias exigirem. Ex: A criança quer comer mais doces que deveria. Ou, seu filho pede alguma coisa que você não pode dar. A criança, imitando terceiros, passou a responder mal ou tem comportamentos inadequados.
  • Diga NÃO para corrigir comportamentos errados. Não deixe que tratem mal outras crianças, familiares ou aos próprios pais.
  • Diga NÃO quando fizerem pirraça ou birra por algo que não necessitam. Corrija sinais de egoísmo e agressividade. O cantinho do pensamento e arrependimento será uma boa opção.
  • NÃO permita uma situação de risco real. Ex: A criança quer brincar com um brinquedo perigoso sem supervisão. Diga NÃO a amizades que sejam más influências para o seu filho.
  • NÃO deixe que fiquem horas em frente às telas (Tv, celular, vídeogames, computador etc). Com amor, exerça o controle e autoridade, na relação com suas crianças. Ensine outras formas de entretenimento : leitura de livros, passeios, brincar ao ar livre, praticar um esporte, aprender uma segunda língua, tocar um instrumento, conversar com amigos presencialmente, etc... .

 

5 - Ter limites - Ensine a criança a agir com equilíbrio

 

Provérbios 13:24

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hexita em discipliná-lo.

Limites precisam ser ensinados. Não se esqueça que apesar de serem tão fofinhas e pequeninas, as crianças já nascem com a natureza pecaminosa. Por isso, precisam ser amadas, ensinadas e corrigidas.

Vivemos numa sociedade onde os extremismos e excentricidades são banalizados e tornados comuns. Mas a tolerância a certos comportamentos acabam fazendo mal, e não bem ao seu pequeno.

Não queremos que as nossas crianças sejam rejeitadas ou apenas toleradas por não saberem respeitar os outros nem se comportarem bem nos ambientes. Crianças criadas sem limites tornam-se adultos desagradáveis e egoístas.

Alguns adultos de difícil convivência ("insuportáveis") muito provavelmente tiveram uma educação bastante permissiva e indisciplinada. Ao tentarem acertar, os pais erram gravemente quando não ensinam limites aos seus filhos.

 

Na prática :

 

Estabeleça uma lista de Combinados (é importante evidenciar comportamentos e tarefas a se cumprir).

Ensine a respeitar autoridades e regras estabelecidas (Efésios 6:2-3, Romanos 13:1)

Mostre a realidade das escolhas e as suas respectivas consequências.

Corrija e trate com amor atitudes extremas de agressividade, rebeldia, egoísmo e desobediência.

Mantenha uma ambiente equilibrado e pacífico de convivência (Judas 1:2, Romanos 15:33). Não corrija irado, ou aborrecido com outras coisas. Espere um tempo, converse com seu filho e explique porque precisa ser disciplinado.

 

6 - Cumpra as suas promessas - Seja e ensine a ser confiável

 

Mateus 5:37

Seja o seu ''sim'', ''sim'', e o seu ''não'', ''não''; o que passar disso vem do Maligno".

É triste lidarmos com pessoas que mentem ou faltam com suas palavras, não é verdade ? Da mesma forma que queremos que os nossos filhos sejam honestos e verdadeiros, assim também nós devemos agir.

 

Na prática :

 

Não faça promessas que não consiga cumprir (Eclesiastes 5:4)

É melhor surpreender os pequeninos, do que prometer e não cumprir.

Se prometeu algo e não conseguiu cumprir, peça perdão a sua criança por ter falhado com a promessa e criado falsas expectativas. Se esforce para que não aconteça novamente.

Demonstre para o seu filho que você é uma pessoa de confiança em quem ele pode acreditar.

 

7 - Fale a verdade - Ensine a valorizar a verdade

 

Efésios 4:25

Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo .

Jesus nos disse que Ele é a Verdade (João 14:6). Portanto, seguimos a pessoa de Cristo e, se mentimos, desagradamos o nosso Senhor. Seguindo a mesma lógica do ponto anterior : seja verdadeiro ! As crianças aprendem muito com as nossas atitudes e com a maneira com que agimos uns com os outros .

Crie a sua criança num ambiente sadio, cercado de valores como a verdade e sinceridade .

 

Na prática :

 

Deus deve ser o nosso padrão de Verdade . Os filhos sabem quando mentimos para eles, também sabem quando existem mentiras entre os pais ou quando queremos demonstrar algo que não é verdadeiro.

Não minta ao seu cônjuge, filhos, pais, irmãos, chefe, etc... (João 8:44).

Seja transparente e não diga "meias verdades" ao seu filho.

Não fale mal de ninguém, nem faça comentários depreciativos de algo na frente das crianças (Provérbios 16:28, Efésios 4:29). Elas aprenderão !

Não dê falsas informações no telefone, nem nas redes sociais.

Seja verdadeiro e gentil. Não elogies demais algo que está ruim, isso é fingimento. Diga que aprecia o seu esforço e incentive a continuar melhorando.

 

8 - Ensine a diligência

 

Provérbios 13:4

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.

 

Diligência é o zelo ou dedicação na execução de determinada tarefa. Seja empenhado nas suas atividades diárias e transmita esse princípio para a sua criança .

O cuidado e a prontidão naquilo que fazemos é um valor precioso e torna-nos mais atenciosos e aplicados em outras áreas da vida .

Devemos nos esforçar para fazer tudo como se fosse para Deus (Colossenses 3:23). Isso também auxilia-nos a corrigir maus hábitos como o desleixo e a preguiça .

 

Na prática :

 

Estabeleça uma rotina saudável de tarefas (Eclesiastes 9:10).

Equilibre os afazeres que exigem mais esforço intelectual ou físico com momentos de lazer e descontração.

Descubra quais áreas em que suas crianças se destacam e gostam mais de estar envolvidas.

Incentive que desenvolvam melhor seus dons e talentos naturais com dedicação e boa vontade.

 

9 - Andem sabiamente com Deus

 

Salmos 128:1

Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos !

Todos os princípios mencionados até aqui são muito importantes para o desenvolvimento emocional, intelectual, moral e ético de seus filhos. Mas acima de tudo isso, o mais importante é ensinar a criança a andar com Deus.

Esse é o melhor ensino que você poderá alguma vez transmitir a alguém: amar a Deus e segui-lo fielmente. Assim, se crescerem nesse Caminho (João 14:6), tenha a certeza de que, aconteça o que acontecer na vida, os pequeninos estarão melhor se estiverem na presença de Jesus Cristo.

 

Vivam em comunhão diária com o Senhor. Seja alguém com quem o seu filho deva parecer. Se deseja que a sua criança seja um filho de Deus e que ande nos Caminhos do Senhor, ensine como deve ser. Mas, primeiramente tenha as atitudes que espera que ele também tenha.

Seja um discípulo de Jesus Cristo, que aprende e deseja seguir os passos do Mestre. Assim poderá andar junto e discipular com sabedoria a sua criança a seguir os mesmos passos.

 

Na prática :

Esteja em conexão contínua com Deus e com a Bíblia Sagrada. Assim Ele lhe ensinará e ajudará a ser um bom pai / mãe, cuidador e discipulador das suas crianças.

A) Ore e ensine a orar (Mateus 21:22) :

  • Ensine a prática diária da oração (1 Tessalonicenses.5:17) Ex : Oração ao acordar, agradecimento pelas refeições e antes de dormir.
  • Ensine a orar sempre quando surgir algum problema ou dificuldade. Orar pedindo ajuda de Deus para algo difícil. Orar pedindo perdão por alguma falha ou erro.
  • Ensine a orar agradecendo (1 Tessalonicenses. 5:18) por bençãos, dádivas, livramentos e respostas de oração.
  • Ensine a interceder por pessoas (família, amigos, irmãos, missionários, crianças) e pelos problemas globais.

 

B) Leia a Bíblia diariamente (Salmos 1:1-2)

  • Ensine a prática da leitura bíblica: Leia pequenos versículos. Leia a bíblia ilustrada e ensine as histórias bíblicas.
  • Faça um devocional ou plano de leitura bíblia e ensine com a prática a valorizar o contato com a Bíblia.
  • Seja criativo, use fantoches, brinquedos, imagens, livros para contar histórias bíblicas ou ensinar alguma verdade bíblica.
  • Ensine a meditar e memorizar textos bíblicos (Salmos 119:97). A memorização é extremamente importante para que a criança se familiarize com a Bíblia. Outra boa maneira de incentivar essa prática é premiar versículo decorados, fazer cartazes ou quadros com o versículo do dia ou da semana, etc.

 

10 - Amor - Ensine a criança a amar

 

1 João 4:16

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.


Todos os mandamentos bíblicos se resumem no amor (Marcos 12:29 a 31) . Amar não é uma ordem dirigida somente aos adultos mas a todas as pessoas, independentemente da sua idade. Por isso, é imprescindível que se ensine esse valor aos pequeninos.

De forma prática, amar é colocar-se no lugar do outro, é agir em prol do outro. Ser gentil e educado, é perdoar, corrigir atitudes egoístas, desenvolver afetos e convívios amistosos, etc.

 

Na prática :   

 

Demonstre amor (2 Tessalonicenses 3:5) ! Aprendemos a amar quando somos amados, por isso ame a sua criança e demonstre como se deve amar a Deus e ao próximo.

Estabeleça uma rotina de culto e adoração a Deus. Lembre-se : DEUS em 1º lugar (Mateus 6:33) !

Envolva suas crianças com atividades de apoio social e missões; façam visitas a órfãos, idosos, doentes, desabrigados; separe alimentos, roupas e brinquedos para os mais carenciados, ofertem para a obra missionária ("apadrinhemuma família de missionários em campo - orem, escrevam cartas, visitem, ofertem ,etc...)

Ensine a ter empatia e ajudar aos que precisam (Hebreus 13:1 a 3).

 

11 -  Ter fé - Ensine a criança a conhecer a Deus

 

Hebreus 11:6

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

A fé vem através do conhecimento de Deus (Romanos 10:17). Estimule as crianças a formarem uma ideia correta de quem é Jesus e do que Ele fez por nós, através da Bíblia.

Explique de forma clara conceitos difíceis como pecado (agir mal, contrário a vontade de Deus), arrependimento (mudança de atitude) e salvação (livrar de uma coisa muito ruim).

 

Hebreus 11:1

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.

Deus é digno da nossa confiança. Precisamos ter convicção que Ele é bom e fiel. Conte as histórias bíblicas enfocando sempre o amor de Deus, sua verdade e o Seu plano para os Seus filhos. Ensine a orar e ler a Bíblia diariamente.

 

Na prática : 

 

Aprende-se a ter fé vendo atitudes de fé no meio da família e da igreja (2 Coríntios 5:7).

Diga sempre palavras de encorajamento (Hebreus 3:13). Recite salmos e versículos bíblicos.

Em momentos de crise, ensine a criança a buscar a Deus de coração.

Cultos familiares, canções evangélicas e memorização de versículos bíblicos são importantes para construir boas referências.

 

12 - Ter esperança - Ensine a persistência e paciência

 

Romanos 15:13

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

 

A esperança é a confiança e expectativa de que algo melhor vai acontecer. Isso está relacionado à fé e à espera. Saber esperar é uma qualidade que também deve ser ensinada. Controle a teimosia e ansiedade dos pequenos .

Cada vez mais desejamos as coisas mais rápidas e as crianças também assimilam a nossa tensão acelerada. Demonstre que é possível superar a frustração e ser mais persistente, alcançando objetivos com algum esforço.

 

Na prática : 

 

Demonstre e fale das razões de se ter esperança e confiar em Deus e na Sua Palavra.

Conte as histórias bíblicas ou testemunhos pessoais que narrem como Deus trouxe uma saída e esperança nos momentos mais difíceis.

Momentos de sofrimento, perda ou frustração acontecem sempre na vida. Nessas ocasiões confie em Deus e seja uma referência para sua criança. Assim, seu filho aprenderá a colocar o seu futuro e expectativas nas mãos de Jesus Cristo.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

############################################################

 

 

18 - Honra teu pai e tua mãe ! o papel dos pais na nossa vida

 

Dos Dez Mandamentos, o primeiro que vem com uma promessa de bênção é o mandamento de honrar o pai e a mãe. DEUS abençoa quem honra os pais com uma vida longa e boa. Quando você honra seus pais, você honra a DEUS, o PAI de todos !

 

Honrar significa mostrar respeito e apreço pelos pais. Mesmo quando cometem erros (ninguém é perfeito !), você pode ainda mostrar respeito pelos seus pais. O relacionamento com os pais muda com a idade mas o respeito deve estar sempre presente.

 

Na infância

 

O dever de toda criança é obedecer ao pai e à mãe. Deus nos dá pais para nosso bem, para cuidarem de nós e nos ensinarem os essenciais da vida .

As ordens dos pais servem para proteger e ensinar, e o castigo serve para aprender a diferença entre o certo e o errado. A obediência aos pais ensina lições valiosas para a vida toda.

 

Na vida adulta

 

Na idade adulta, o relacionamento com os pais muda. Você se torna cada vez mais independente e responsável por suas próprias ações. Em vez de dar ordens, o pai e a mãe ajudam com conselhos e partilha de sabedoria .

O filho sábio escuta os conselhos dos pais e os leva em consideração. Você pode até discordar, mas ouça com respeito. Seus pais podem dar uma visão mais experiente das coisas .

 

Na velhice deles

 

Quando você era novo, seus pais lhe davam o cuidado que você precisava. Agora, na velhice, são seus pais que precisam de cuidado. Quando seus pais estão idosos ou em uma situação vulnerável, é sua oportunidade para mostrar sua gratidão de maneira prática .

Quando você cuida de seus pais idosos, você honra a eles e a Deus.

 

Deus é nosso Pai

Todos os pais cometem erros. Todo menos um. Deus é o Pai de cada pessoa no mundo, porque ele dá a vida a todos. Ele é o pai perfeito, que ama você e tem o melhor para sua vida. Assim como você deve honrar seus pais, você deve honrar a Deus.

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

######################################################

 

19 - Vigiai e orai para que não entreis em tentação

 

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." O que Jesus quis dizer com vigiai e orai ? Saiba o significado e onde se encontra na Bíblia neste estudo bíblico.

 

Mateus 26:41 ARA

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

 

Mateus 26:41 NVI

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

 

Neste versículo, Jesus nos alerta sobre o quanto a nossa carne é fraca e sujeita as tentações. Jesus estava no Getsêmani, em aflição, numa batalha espiritual. Ele pediu aos seus discípulos que vigiassem - enquanto ia orar a sós. Ao retornar, Jesus encontrou os discípulos dormindo. Apesar de ter chamado a atenção, eles adormeceram outras duas vezes antes de Jesus ser preso.

 

Esta passagem em Mateus 26, nos dá um grande exemplo de como a falta de atenção pode nos expor as tentações. Os discípulos estavam cansados - num lugar aparentemente tranquilo, afastados do olhar de Jesus .

Dois fatores foram necessários para que eles dessem brecha à carne : a falsa impressão de tranquilidade e a sensação de não estarem sendo vistos por Deus.

 

Na verdade, os discípulos se afastaram de Deus. Jesus pediu que ficassem em oração, isso os manteriam na presença do Pai. A falta de discernimento (vigiar) abriu espaço às falhas .

Fica um grande ensinamento de como não cair em tentação : manter cuidado com os momentos "aparentemente tranquilos" e sempre buscar a Deus.

 

Vigiai

 

1 Pedro 5:8-9 NVI

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

 

Vigiar é justamente estar em alerta, não "baixar a guarda". É exatamente nas coisas que parecem inofensivas que podemos cair em tentação.

 

A melhor forma de vigiar é através da Palavra de Deus. É pela Palavra que podemos identificar as pequenas brechas e ciladas de satanás. Foi pela Palavra que Jesus venceu o Diabo no deserto. Jesus estava em alerta e não se deixou levar pela carne - cansaço e fome - nem pelas palavras distorcidas do Diabo.

 

A Palavra de Deus nos mantém em alerta. Através da palavra de Deus firmamos a nossa fé e é pela fé que permanecemos em alerta controlando a nossa carne.

 

Orai

 

1 Tessalonicenses 5:17

Orem continuamente.

 

A oração nos mantém em constante comunhão com Deus. Quando oramos, tomamos a iniciativa. Deus ouve a nossa oração e responde. Com a vigia percebemos o natural e com a oração podemos perceber o espiritual.

 

Deus vê além dos nossos olhos e através da oração podemos ter a Sua orientação. Orar é uma atitude de coragem e fé, não de medo ou fraqueza. Oramos por que cremos em Deus e no Seu poder. Orar fortalece o nosso espírito e nossa intimidade com Ele.

 

Quando vigiamos e oramos colocamos em prática o que Jesus disse em Mateus 26. Com isso, discernimos espiritualmente o que acontece em nosso redor. Não se deixe levar pelas aparências, santifique-se, vigiai e orai !

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL

 

############################################################

 

20 - Família é o Projeto de Deus 

 

A Bíblia nos revela que a família é um projeto instituído por Deus, um projeto perfeito que reflete Seu amor por nós.

Quando Deus criou o homem, percebeu que ele tinha poder sobre os outros animais, mas não se sentia completo. Adão necessitava de alguém que lhe correspondesse, com quem tivesse uma relação mútua (Gênesis 2:18). Assim, Deus criou a mulher e os abençoou.

 

Gênesis 1:28

Deus os abençoou e lhes disse : "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

Deus permitiu que o homem e a mulher se tornassem "uma só carne", completando-se um no outro. O resultado dessa união é a família. Esta é a matemática de Deus :

 

Gênesis 2:24

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

 

Toda família é um sinal de fertilidade: pais, filhos, avós, tios, primos. A estrutura familiar reflete o quão bom é o projeto de Deus.

Assim como nosso relacionamento com Deus deve ser alimentado diariamente, a família também necessita de nosso cuidado. O amor deve ser o combustível que alimenta a família, e cada cônjuge deve tratar o outro com respeito.

 

Efésios 5:33
Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

 

O amor é um elemento essencial para manter uma família unida. E é na manutenção desse projeto divino que Jesus se torna tão importante. Ele é o elo mediador entre o casal, e, dessa forma, a família segue unida diante dos desafios da vida.

 

Eclesiastes 4:12

Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

 

Cristo deve ser o elo que une a família, e todos devem convergir para o mesmo caminho. Assim como Jesus foi convidado para as "bodas de Caná" (João 2:1-2), nós devemos convidá-lo a entrar em nosso lar. É através de Jesus que a família recebe direção.



A família é um projeto de Deus, valorize este lindo projeto. Coloque Jesus em primeiro lugar e tenha uma família abençoada !

 

BÍBLIAON  / PASTOR DANIEL