Portanto de acordo com a Palavra de DEUS a '' Bíblia '' podemos ver que todo estudo aqui disposto esta embasado nas santas escrituras :
Ordem dos estudos nesta pagina :
1 - MUÇULMANOS ISLAMICOS ( ISLÃ )
2 - O VERDADEIRO BATISMO
3 - BUDISMO
4 - FALANDO A VERDADE / FALANDO A MENTIRA
5 - Dízimos e Ofertas
1 - MUÇULMANOS ISLAMICOS ( ISLÃ )
O fundador do islamismo, Mohammad ibn Abdullah ou Maomé, nasceu em 12 de Rabi-al-awwal (3° mês do calendário árabe e abril no cristão) de 570 d.C, em Meca, atual Arábia Saudita. Procedente de uma família aristocrática, era órfão de pai e sua mãe morreu quando o pequeno Muhammad tinha seis anos de idade.
Nesse período, foi morar com o avô paterno, Abdu al-Muttalib, mas os infortúnios também assolaram a casa deste, vindo a falecer logo em seguida quando a criança constava ainda de 8 anos. No entanto, seu tio, Abu Talib, líder do clã Haxemita da tribo dos Coraixitas, criou-o como um filho. Em 610 d.C, Maomé recebeu a primeira visão mística que mudou completamente a sua vida. Cria que o arcanjo Gabriel entregou-lhe uma mensagem de que havia apenas um deus verdadeiro e que a idolatria era abominável.
A divindade única de Maomé era conhecida como Al-Lah ou Alá, cujo significado é “o deus”. Em 612 d.C, começa a divulgação das suas visões e atrai alguns adeptos. Em virtude do seu analfabetismo, recitou tais visões a seus discípulos que a escreveram. Estes escritos foram denominados Corão, isto é, o “recitado” ou “leitura”.
Maomé, faleceu aos 63 anos em 632 d.C, em Medina. A religião fundada por ele nega os principais fundamentos doutrinários da religião cristã: a Bíblia, a Trindade, a morte e ressurreição de Jesus e o caráter universal do pecado.
OS MUÇULMANOS SÃO SEGUIDORES DA RELIGIÃOS DO ISLÃ , BASEIA NA CRENÇA EM UM ÚNICO DEUS '' allah '' E NOS ENSINAMENTOS DO PROFETA '' maomé '' , é uma religião monoteísta que possui grande diversidade cultural e geográfica, com comunidades muçulmanas em todo o mundo.
ISAIAS 34 : 16
Os muçulmanos negam a autoridade da Bíblia
GÊNESIS 16 : 11-12
A Bíblia anuncia de antemão a natureza belicosa de Ismael
MATEUS 28 : 19
Os muçulmanos negam a doutrina da Trindade
JOÃO 20 : 31
Os muçulmanos negam ser Jesus o Filho de Deus
1 CORÍNTIOS 15 : 2 , 4 ,17
Os muçulmanos negam a morte e a ressurreição de Jesus
ROMANOS 3 : 23
Os muçulmanos negam o caráter universal do pecado humano
GÁLATAS 4 : 22 a 31
22 - Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 - Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas o que era da livre, por promessa.
28 - Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque.
29 - Mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também, agora.
30 - Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31 - De maneira que, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.
“ Estas , porém , são as gerações de Ismael , filho de Abraão , que a serva de Sara , Agar , egípcia , deu a Abraão ” GÊNESIS 25 : 12.
O islamismo é uma religião legalista, contrária ao cristianismo e cujos adeptos são os filhos espirituais de Ismael.
Maomé: Seu nome completo é Abulqasin Mohammad ibn Abdullah ibn Abd al-Muttalib ibn Hashim.
O islamismo é uma das três principais religiões monoteístas do planeta ao lado do cristianismo e do judaísmo. À semelhança destas, também nasceu no Oriente Médio. Suas crenças e práticas, porém, são contrárias à Bíblia e ao cristianismo.
Os filhos de Abraão.
Nem todos os árabes são muçulmanos, e nem todos os muçulmanos são árabes. Há uma grande disputa, desde a antiguidade, pois é desejo dos árabes serem filhos de Abraão, mas nem todos o são. Deus dá, ainda hoje, a oportunidade para qualquer pessoa, independentemente de sua nação ou origem, de tornar-se descendente de Abraão, mediante a fé em Jesus (ROMANOS 4 : 11 ; GÁLATAS 3 : 7).
O mundo árabe.
Os povos do sul da Península Arábica descendem de Qahtan, Joctã (GÊNESIS 10 : 25), cujos descendentes povoaram o sul dessa península. Os povos do norte da Arábia Saudita são descendentes de Adnam, que é ismaelita. Havilá (GÊNESIS 25 : 18) era uma região da costa oriental da Península Arábica, no Golfo Pérsico; Sur é na região do Sinai.
Origem do islamismo.
O nome da religião vem da palavra árabe islam, “submissão”, mas os críticos afirmam que significava: “desafio à morte, heroísmo, morrer na batalha” no mundo pré-islâmico. Foi fundado por Maomé na Arábia Saudita, em 610 d.C, e, logo, expandiu-se por todo o Oriente Médio, sul da Ásia, norte da África e Península Ibérica, pela força da espada.
O islamismo rejeita a Bíblia.
A fonte principal de autoridade na fé islâmica é o Alcorão, mas há outras fontes, a Sunnah ou Tradição Viva, registro de tudo que Maomé teria feito e dito, classificado em volumes e chamados de Hadith. Baseados no Hadith e no Alcorão, elaboraram a lei islâmica chamada Shaaria.
Origem e história do Alcorão.
A palavra vem do árabe quran, “recitação”, e al é o artigo definido. Os muçulmanos acreditam que o anjo Gabriel recitou sua mensagem a Maomé durante 23 anos, e cujo conteúdo está numa tábua no céu. Eles acreditam que o Alcorão é a inspirada Palavra de Deus. Mas, estudos críticos nele e na sua história tornam inconsistente esse conceito.
Origem humana do Alcorão.
Havia muitos textos discrepantes do Alcorão. Por isso, Otmã, terceiro sucessor de Maomé (644-656), padronizou seu texto conforme suas conveniências, e mandou destruir as demais cópias sob pena de morte. Um dos discípulos de Maomé, chamado Abdollah Sarh, dava sugestões sobre o que deveria ser cortado ou acrescentado no Alcorão. Deixou o islamismo, alegando que se o Alcorão fosse a revelação de Deus, não poderia ser alterado por sugestão de um escriba. Quando Maomé conquistou Meca, matou seu ex-discípulo, visto que sabia demais para continuar vivo.
Problema do islamismo com a Bíblia.
O problema é que os teólogos islâmicos logo descobriram que o Alá do Alcorão não é o mesmo Jeová do Antigo Testamento, e que o Jesus do Alcorão não é o mesmo do Novo Testamento. A mensagem da Bíblia é uma, e a do Alcorão é outra. Não podendo aceitar o equívoco do seu profeta, resolveram ensinar que a Bíblia foi falsificada por judeus e cristãos.
A verdade sobre a Bíblia.
Deus prometeu preservar a sua Palavra (JEREMIAS 1 : 12). A integridade do texto bíblico é fato verificado cientificamente — os manuscritos do mar Morto confirmam a autenticidade do texto bíblico. Outra prova irrefutável, contra o argumento islâmico, é o grande número de manuscritos antigos tanto do Antigo quanto do Novo Testamento.
A autoridade da Bíblia e sua inspiração são suas características sui generis (ISAÍAS 34 : 16 ; 2 TIMÓTEO 3 : 16 ; 2 PEDRO 1 : 20-21). Os muçulmanos contradizem-se, pois o próprio Alcorão declara-se como continuação das Escrituras Sagradas.
TEOLOGIA ISLÂMICA
O Deus dos muçulmanos.
A história registra que existiram na antiguidade muitas religiões monoteístas, mas que eram pagãs. Seus adeptos adoravam a um único ídolo. É um monoteísmo falso. Alá, divindade dos muçulmanos, era uma das divindades da Arábia pré-islâmica, adorada pela tribo dos coraixitas, de onde veio Maomé. Há inúmeras evidências irrefutáveis na história e na arqueologia de que Alá não veio nem dos judeus e nem dos cristãos. Alá e Jeová não são nomes distintos de um mesmo Deus. Jeová é o Deus único e verdadeiro, ao passo que Alá não passa de um arremedo do verdadeiro Deus.
O conceito de Trindade no Alcorão.
O islamismo considera a crença na Trindade um pecado imperdoável e define-a como três deuses: Alá, Jesus e Maria. Há dois erros crassos nesse conceito. O primeiro, refere-se à terceira Pessoa da Trindade, que é o Espírito Santo, e não, Maria. O segundo, a respeito do conceito do termo, que não quer dizer três deuses, mas um só Deus em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito (DUTERONÔMIO 6 : 4 ; MATEUS 28 : 19).
O Senhor Jesus Cristo no Alcorão.
O Jesus do Alcorão é um mero mensageiro. Não é reconhecido como Deus, nem como Filho de Deus e Salvador da humanidade. O Alcorão não reconhece a morte e a ressurreição de Cristo. Assim, consideram Maomé como superior a Jesus e “o selo dos profetas”. O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, pois implicaria numa relação íntima e conjugal de Maria com Deus. O mais grave é que seus líderes afirmam que os cristãos pregam tal absurdo! (JUDAS 1 : 10).
A cristologia bíblica.
A expressão “Filho de Deus” mostra a origem e a identidade de Jesus (JOÃO 8 : 42), e não segue o mesmo padrão de reprodução humana. Eternamente gerado por Deus, o Senhor Jesus foi concebido pelo Espírito Santo (MATEUS 1 : 18 a 20; LUCAS 1 : 35; HEBREUS 1 : 5). Há inúmeras passagens bíblicas provando que Jesus é Deus igual ao Pai (JOÃO 1 : 1). Durante o Seu ministério terreno, fez o bem a todos (ATOS 10 : 38), proporcionando não somente a vida física (JOÃO 11 : 43-44), mas também a espiritual (JOÃO 10 : 10).
O sacrifício de Jesus.
A cruz de Cristo sempre foi escândalo para os que perecem (1 CORÍNTIOS 1 : 23). A morte e a ressurreição de Jesus estavam previstas no Antigo Testamento (ISAÍAS 53 : 8 a10 ; SALMOS 16 : 10) e cumpriu-se em o Novo (LUCAS 24 : 44 a 46) para a nossa salvação (1 CORÍNTIOS 15 : 3-4). O sacrifício de Jesus Cristo na cruz mostra que o homem é completamente incapaz de salvar-se por sua própria bondade e força. Negar o sacrifício de Jesus na cruz, ou fazê-lo parecer desnecessário, é uma forma de invalidar a única maneira de o homem ser salvo.
OS CINCO PILARES DO ISLAMISMO
O credo islâmico, composto de cinco pilares, é o orgulho dos muçulmanos. Entretanto, Deus não está preocupado com ritos ou regras (ISAÍAS 28 : 10). Ele busca a comunhão com o homem que criou (MIQUÉIAS 6 : 6 a 8).
Fé em Deus.
O primeiro pilar é crer em Alá como único Deus e em Maomé como seu mensageiro. Afirmar com sinceridade essa declaração três vezes, em árabe, diante de duas testemunhas, torna a pessoa muçulmana. Isso é recitado nos ouvidos do recém nascido e nos do muçulmano, quando está morrendo. Eles buscam assemelhar-se ao cristianismo. Todavia, o seu deus e mensageiro não são os mesmos da Bíblia (JOÃO 17 : 3).
Oração.
O segundo são as orações rituais, realizadas cinco vezes ao dia: de manhã, ao meio dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite. Os judeus oram três vezes ao dia, desde os tempos bíblicos (SALMOS 55 : 17 ; DANIEL 6 : 10). Há uma passagem no Alcorão onde parece afirmar que Maomé copiou essa prática dos judeus e aumentou para cinco vezes. Nós, cristãos, oramos continuamente (COLOSSENSES 4 : 2 ; 1 TESSALONICENSES 5 : 17), não como obrigação; mas com o desejo de manter a comunhão com Cristo (MATEUS 6 : 5 ; GÁLATAS 2 : 20).
Esmolas.
O terceiro é dar esmolas aos mais necessitados ou fazer atos de caridade. Prática copiada dos judeus e cristãos. A diferença é que não precisamos tocar trombetas (MATEUS 6 : 2). Não o fazemos para sermos salvos, mas porque já o somos e temos o fruto do Espírito (GÁLATAS 5 : 22).
Jejum.
O quarto é jejuar 30 dias no mês de Ramadã; o jejum feito apenas durante o dia. Pesquisas comprovaram que esse é o mês de maior consumo nos países islâmicos. À luz da Bíblia, isso não é jejum. O jejum cristão é como a oração: não é mandamento; é prática natural e voluntária do cristão (MATEUS 6 : 16).
Peregrinação.
O último pilar é a peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida, se as condições financeiras e de saúde o permitirem. É a cópia das peregrinações judaicas e cristãs (SALMOS 122). Maomé substituiu Jerusalém por Meca.
Doutrina número 1 : Deus
Os mulçumanos acreditam na existência e preeminência de deus. Há apenas um deus, cujo nome é Alá. Ao pronunciar Allah akbar (Alá, o grande), em suas orações diárias, os mulçumanos reconhecem que ‘deus é maior do que tudo’. Eles sabem que ele é onisciente, onipotente e onipresente.
Os poderes atribuídos a Alá são os mesmos atributos ‘oni’ do Deus do judaísmo e do cristianismo: Onisciente — que tudo sabe; Onipotente — que tem todo poder; Onipresente — que está em todos os lugares ao mesmo tempo. No entanto, qualquer semelhança com os postulados do judaísmo e do cristianismo, no que se refere a Deus, param exatamente aqui. Quanto mais examina-se a natureza de Alá, menos ele tem semelhança com o Deus dos judeus e dos cristãos.
Alá e o amor.
Os mulçumanos têm ‘noventa e nove belas maneiras’ para referir-se a Ala (as quais eles memorizam), e cada uma delas descreve uma das características de Alá. Talvez você se surpreenda ao saber que o termo amor está ausente dessa longa lista das qualidades de seu caráter — o poder de Alá é mais ressaltado do que a misericórdia. Isso não que dizer, porém, que Alá não ama. Ele ama aqueles que fazem o bem — ou seja, os que praticam boas ações e aceitam as práticas diárias dos cinco pilares. Contudo, Alá não ama o indivíduo cujas más ações sobrepujam as boas.
Diferença entre Alá e o Deus do cristianismo.
O atributo do amor é a grande diferença entre Alá e o Deus do cristianismo. Essa é a razão pela qual é incorreto acreditar que Alá e Deus são a mesma divindade, simplesmente conhecida por nomes distintos, dependendo se você está em uma mesquita ou em uma igreja. Mas isso não é o mesmo que chamar um divã por um nome alternativo, como sofá, canapé, otomana ou marquesa. O Alá do Alcorão ama apenas os indivíduos que considera bons; o Deus da Bíblia ama toda a humanidade, embora saiba que nenhum indivíduo é basicamente bom. Se alguém questionar se há uma diferença entre Alá e Deus, diga-lhe que o amor é a resposta.
CURIOSIDADES :
Explicação :
Religião, não raça :
Diversidade étnica :
Árabes e muçulmanos :
Exemplo de diversidade :
'' MUÇULMANO '' E '' ISLÂMICO '' SÃO TERMOS SINÓNIMOS QUE SE REFEREM A QUEM PRATICA A RELIGIÃO ISLÂMICA.
"Muçulmano" deriva do árabe "muslim", que significa "aquele que se entrega a Deus" ou "aquele que se submete".
"islâmico" é o adjetivo que deriva do termo "Islã" (a religião).
Muçulmano : Pessoa que pratica a religião islâmica.
Islâmico : Relativo ou pertencente ao Islã, ou seja, à religião muçulmana.
Ambos os termos são usados para descrever os seguidores do Islã, e são intercambiáveis.
CONCLUSÃO :
O islamismo é inimigo da cruz de Cristo. Em muitos países islâmicos é crime um muçulmano se converter à fé cristã. Seus líderes fazem propaganda falsa contra o cristianismo e escondem as fraquezas de sua religião. Nenhum deles fala ao povo que a Trindade bíblica não é a mesma descrita no Alcorão e nem explica o conceito de “Filho de Deus” em o Novo Testamento. É o maior desafio da igreja nos dias atuais.
Como defender-se da falsa doutrina dos muçulmanos islâmicos , Pois distorcem o que esta na Bíblia que é a palavra de DEUS .
SER CONHECEDOR DA PALAVRA DE DEUS :
2 Timóteo 2:15
" Procura apresentar-te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade "
Salmos 119:160
" A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre "
1 Pedro 3 : 15
'' Antes , santifiquem CRISTO como SENHOR no coração . Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês '' .
VEJA NESTES VIDEOS AS INTOLERÂNCIAS DOS MULÇUMANOS ISLAMICOS (ISLÃ):
BAIXE OU LEIA O LIVRO SOBRE OS MUÇULMANOS ISLAMICOS (ISLÃ)
https://files.comunidades.net/pastordanieldiasrocha/2._Introducao-ao-Islamismo.pdf
VEJA MAIS NOTICIAS NO SITE DA PORTAS ABERTAS SOBRE OS MUÇULMANOS ISLAMICOS (ISLÃ) :
https://portasabertas.org.br/busca/ISLAMISMO
MEUS AMADOS EU AFIRMO A VOCÊS QUE SÓ JESUS CRISTO SALVA ! NENHUMA RELIGIÃO OU LIDER ESPIRITUAL FAZ ISTO ! ACEITE A JESUS CRISTO COMO SEU SENHOR E SALVADOR !
JOÃO 6 : 47
'' Asseguro a vocês que aquele que crê tem a vida eterna ''.
JOÃO 3 : 36
''Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele ''.
JOÃO 3 : 16
" Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna ''.
JOÃO 1 : 12
'' Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,''
ATOS 16 : 30-31
'' Então levou-os para fora e perguntou: " Senhores, que devo fazer para ser salvo ? " Eles responderam: " Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa ".
JOÃO 5 : 24
" Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida ''.
MARCOS 16 : 15-16
'' E disse-lhes : " Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo , mas quem não crer será condenado ''.
ROMANOS 10 : 9
'' a saber : Se, com a tua boca , confessares ao Senhor Jesus e , em teu coração , creres que Deus o ressuscitou dos mortos , serás salvo ''.
FONTES : estudantesdabiblia.com.br / missoesmundiais.com.br / portasabertas.org.br / BÍBLIA / pastor Daniel
#####################################################
2 - O VERDADEIRO BATISMO
breve...
Como defender-se da falsa doutrina dos pastores ou padres , Pois distorcem o que esta na Bíblia que é a palavra de DEUS .
SER CONHECEDOR DA PALAVRA DE DEUS :
I Pedro 3 : 15
'' Antes , santifiquem CRISTO como SENHOR no coração . Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês '' .
#####################################################
3 - BUDISMO
O Budismo é uma religião, não é só um estilo de vida. Há muitos diferentes tipos de budistas, com crenças diferentes e que dão mais ou menos importância ao lado religioso, mas isso também acontece no Cristianismo. O Budismo tem alguns princípios que a Bíblia apoia, como a moderação e o domínio próprio. Mas a Bíblia avisa que não devemos praticar outras religiões, porque isso desagrada a Deus (Gálatas 1:6-8). Um cristão pode respeitar os budistas, mas não pode ser budista. Ter duas religiões não é bíblico.
Embora a Bíblia seja a favor de uma vida moderada (Provérbios 3:21), ela discorda com o fundamental do Budismo. A Bíblia diz que só temos uma vida (Hebreus 9:27), não nos reencarnamos. Também diz que o sofrimento e a morte são o resultado do pecado no mundo (Romanos 6:23) e que não podemos atingir a salvação por nossas ações, só pela fé em Jesus (Romanos 9:30-32).
O Budismo não acredita no perdão dos erros, só de equilíbrio entre o bem e o mal, e admite que muito poucos conseguem atingir a liberdade. A Bíblia tem uma mensagem muito mais positiva. Fala de um Deus justo, mas que nos ama e por isso deu seu Filho para todos termos um relacionamento pessoal com ele (João 3:16). Com sua ajuda podemos ser livres e temos a esperança da vida eterna no Céu, onde não há sofrimento (Apocalipse 21:4).
Diferenças entre o Budismo e o Cristianismo
Alguns princípios centrais tanto do Budismo como do Cristianismo que são impossíveis de reconciliar são :
Deus – o Budismo não ensina sobre a existência de Deus. Para os budistas não importa se Deus existe ou não, Ele não interfere no mundo. A Bíblia diz que Deus existe, criou o mundo e nos ama. Ele quer ter um relacionamento pessoal com cada pessoa, por isso interferiu no mundo de maneira poderosa, enviando Jesus (1 João 4:9).
Nosso destino – os budistas acreditam que quando morremos reencarnamos como outra pessoa ou criatura, de acordo com nossas ações na vida passada. Isso acontece muitas vezes até chegarmos ao estado de Nirvana, onde a identidade é completamente apagada e deixamos de existir como pessoas. A Bíblia ensina que só temos uma vida e que depois disso ou vamos para o Céu ou para o Inferno (Hebreus 9:27-28).
Salvação – para o budista, o caminho da salvação é tendo uma vida equilibrada e se desapegar de tudo no mundo. Isso ajudará a atingir o estado de “buda”, que é caminho para o Nirvana. Tudo depende do trabalho da pessoa ao longo de várias vidas e pouca gente chega lá. A mensagem da Bíblia é mais realista e positiva. É impossível anular todo o pecado da vida com boas ações, por isso Deus enviou Jesus para pagar o preço pelo pecado. Para ser salvo basta se arrepender e aceitar Jesus como seu senhor e salvador (João 3:16). Não precisa ficar preso em um ciclo eterno de reencarnação sem esperança.
o que os budistas falam :
Ensinamentos, Perguntas e respostas
Como defender-se da falsa doutrina dos budistas , Pois distorcem o que esta na Bíblia que é a palavra de DEUS .
SER CONHECEDOR DA PALAVRA DE DEUS :
I Pedro 3 : 15
'' Antes , santifiquem CRISTO como SENHOR no coração . Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês '' .
FONTES : BÍBLIA ON / cebb.org.br / PASTOR DANIEL
#####################################################
4 - FALANDO A VERDADE / FALANDO A MENTIRA
FALANDO A VERDADE :
Vivemos em uma era em que a verdade é menosprezada. As pessoas não acreditam na verdade absoluta, cada um constrói a sua própria versão da verdade, que se ajusta ao seu modo de vida.
A Bíblia não diz que Jesus é apenas uma verdade, diz que Ele é A Verdade. Isso significa que Ele é a personificação da verdade e não há verdade fora d'Ele.
Deus quer mudar as nossas vidas com a Sua verdade e só Jesus pode remover as vendas e as amarras da mentira que nos impedem de viver de forma feliz e digna.
Compreensão da Realidade :
A verdade é crucial para entender a realidade, seja a natureza física ou a espiritual. A mentira e a falsidade obscurecem a compreensão e podem levar a decisões erradas.
Integralidade e Sincera :
Deus se agrada com aqueles que vivem de forma íntegra, com coração sincero e verdadeiro. A sinceridade é uma qualidade que Deus aprecia, e aqueles que vivem em verdade podem alcançar a sabedoria e a comunhão com Ele.
Efésios 6:14
¹⁴ Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
Este versículo, parte da passagem sobre a armadura de Deus em Efésios 6, enfatiza a importância de se preparar espiritualmente para enfrentar o mal, usando a verdade, a justiça e a prontidão para anunciar a paz como armas.
"Portanto, estejam firmes" :
Esta frase enfatiza a necessidade de estar preparado e vigilante, em vez de ser passivo ou negligente no combate espiritual.
"com a verdade como cinto" :
A verdade é o ponto de partida para uma vida cristã, sendo o fundamento para a justiça e a paz.
"a justiça como couraça" :
A justiça é o que protege o coração e a mente, impulsionando a pessoa a viver de acordo com a vontade de Deus.
"e os pés equipados para anunciar o evangelho da paz" :
A prontidão para compartilhar a boa notícia do evangelho é uma demonstração da fé e da justiça que se manifestam em ações.
Efésios 6:14 nos exorta a nos equiparmos espiritualmente com a verdade, a justiça e a paixão pelo evangelho, para que possamos estar firmes e fortes no combate contra o mal.
Verdade na Bíblia
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
João 8:32
A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas.
Salmos 119:160
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
João 17:17
guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.
Salmos 25:5
Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.
Salmos 43:3
Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.
João 1:17
Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como os primeiros frutos de tudo o que ele criou.
Tiago 1:18
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
Efésios 6:14
FALANDO A MENTIRA :
Deus abomina a mentira e, por isso, não suporta a presença dos mentirosos. O inimigo de Deus é descrito na Bíblia como o "Pai da mentira".
Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a Verdade (João 14:6). Cristo nos ensina que é possível ser verdadeiramente livre através do conhecimento da verdade.
O povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive a verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da mentira e não compactuar com os mentirosos.
A Bíblia diz que Satanás é o pai da mentira. Jesus, quando advertia alguns judeus que rejeitavam a Verdade, disse-lhes que eles estavam agindo como filhos imitando ao seu pai. Quem vive no engano da mentira age como o Diabo, enganando e sendo enganado. Desse modo, Cristo deixou claro qual era a origem e essência da mentira e do engano.
O Diabo, desde o princípio afastou-se da verdade de Deus, cometendo toda sorte de males, tornou-se contrário à verdade que é Cristo (João 14:6). Mente, afirmando ter autoridade sobre o mundo mas faz somente aquilo que Deus lhe permite. Faz truques, mostrando-se como anjo de luz para enganar a quem não está firmado na verdade de Jesus.
O pai da mentira é também o acusador dos filhos de Deus e tenciona constantemente arruinar os planos do Senhor. Ele veio para matar, roubar e destruir o máximo que puder, mas o seu fim já está determinado por Cristo.
Esteja sempre atento, orando e vigilante porque o Maligno tenta induzir à prática do pecado e ao engano intencional. Vive constantemente em busca de quem possa tragar para si (1 Pedro 5:8).
Mentira na Bíblia
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
Efésios 4:25
"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Êxodo 20:16
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
Colossenses 3:9-10
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.
Provérbios 12:22
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
João 8:44
Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.
Salmos 101:7
Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
Apocalipse 22:15
Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Romanos 1:25
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade.
Tiago 3:14
A testemunha sincera não engana , mas a falsa transborda em mentiras.
Provérbios 14:5
Os lábios arrogantes não ficam bem ao insensato; muito menos os lábios mentirosos ao governante !
Provérbios 17:7
O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas.
Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte."
Sofonias 3:13
O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade.
1 Timóteo 4:1-3
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
Provérbios 6:16-19
Ó Deus, a quem louvo, não fiques indiferente, pois homens ímpios e falsos dizem calúnias contra mim, e falam mentiras a meu respeito.
Salmos 109:1-2
Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa.
Acaso ele fala e deixa de agir ? Acaso promete e deixa de cumprir ?
Números 23:19
"Não furtem.
"Não mintam.
"Não enganem uns aos outros.
Levítico 19:11
A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal.
Provérbios 21:6
Com a boca o adulavam, com a língua o enganavam;
Salmos 78:36
Destróis os mentirosos ; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta.
Salmos 5:6
Saborosa é a comida que se obtém com mentiras , mas depois dá areia na boca.
Provérbios 20:17
Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.
2 Tessalonicenses 2:8-9
Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
1 João 1:6
Você prefere o mal ao bem ; a falsidade, à verdade.
Salmos 52:3
Os arrogantes mancharam o meu nome com mentiras , mas eu obedeço aos teus preceitos de todo o coração.
Salmos 119:69
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade; fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.
Tito 1:1-2
Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra ? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras ?
Salmos 4:2
Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender".
1 Samuel 15:29
Não escrevo a vocês porque não conhecem a verdade, mas porque a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.
1 João 2:21
Sim, pois são muitas as nossas transgressões diante de ti, e os nossos pecados testemunham contra nós.
As nossas transgressões estão sempre conosco, e reconhecemos as nossas iniquidades: rebelar-nos contra o Senhor e traí-lo, deixar de seguir o nosso Deus, fomentar a opressão e a revolta, proferir as mentiras que os nossos corações conceberam.
Isaías 59:12-13
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
João 8:32
FONTE BÍBLIA ON / PASTOR DANIEL / PESQUISA EM GERAL
#####################################################
5 - Dízimos e Ofertas
Versículos sobre Dízimos
Dar o dízimo é reconhecer que tudo aquilo que nós temos vem do Senhor. Significa devolver uma pequena parte de tudo aquilo que Deus derrama nas nossas vidas. Quando temos um coração grato, certamente damos com alegria.
O dinheiro não é uma coisa má: é neutra, ou seja, com ele podemos fazer coisas boas ou más. Se nós amamos o dinheiro, certamente não amamos a Deus. Assim, quando somos capazes de entregar para Deus parte do nosso dinheiro, estamos confiando n'Ele e quebrando o poder do dinheiro nas nossas vidas.
Veja a importância da intenção por trás da contribuição, não a quantidade que se consegue dar. Se alguém tem a vontade de contribuir, a oferta é aceita, seja ela grande ou pequena. A mensagem é que a generosidade é um ato do coração, e a importância da oferta está na disposição de dar, não no montante.
Dízimos na Bíblia
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Coríntios 9:7
"Pode um homem roubar de Deus ? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos ?' Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:8-10
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.
Provérbios 11:24
Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".
Marcos 12:41-44
"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.
Levítico 27:30
Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Coríntios 9:6-7
Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".
Lucas 6:38
Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:9-10
Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".
Atos 20:35
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Mateus 6:33
"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.
Deuteronômio 14:22
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:21
Ofertas são dádivas, presentes ou sacrifícios oferecidos ao Senhor. Mas, mais do que objetos ou valores, Deus se interessa pelo nosso coração e pela comunhão que estabelecemos com Ele diariamente Romanos 12:1. Assim, nossas ofertas devem ser fruto de um coração grato Salmos 50:9-14, que dá por amor e deseja cooperar para a expansão do Reino de Deus.
Veja a importância da intenção por trás da contribuição, não a quantidade que se consegue dar. Se alguém tem a vontade de contribuir, a oferta é aceita, seja ela grande ou pequena. A mensagem é que a generosidade é um ato do coração, e a importância da oferta está na disposição de dar, não no montante.
De modo geral os filhos de Deus devem ofertar com :
Com liberalidade 2 Coríntios 8:12
¹² Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem.
De acordo com seus recursos Deuteronômio 16:17
¹⁷ cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do Senhor, do seu Deus.
Com alegria 2 Coríntios 9:7
⁷ Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
Generosamente 2 Coríntios 8:3, Marcos 12:43
2 Coríntios 8:3
³ Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
Marcos 12:43
⁴³ Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros.
Sem se ostentar Mateus 6:3
³ Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
Regularmente 1 Coríntios 16:2
² No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
Com simplicidade, segundo seu dom Romanos 12:7-8
⁷ Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
⁸ se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
No Antigo Testamento as ofertas eram oferecidas de acordo com as prescrições estabelecidas na Lei. Mas, mesmo antes da Lei de Moisés, já existia a prática de oferecer ofertas de animais ou alimentos a Deus (Caim e Abel, por exemplo - Hebreus 11:4).
Nas cerimônias, os sacrifícios pelos pecados individuais ou coletivos eram oferecidos e simbolizavam a substituição do animal sacrificado em lugar dos pecadores. Deus exerce justiça e mostra que há (haverá) punição e castigo por causa dos pecados. Assim, a oferta pelo perdão/expiação deveria ser contínua porque o povo peca constantemente.
No Novo Testamento encontramos a maior oferta consagrada desde sempre: Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus dado ao mundo para que todo o que crê nele (como substituto), receba perdão de seus pecados.
Na Bíblia aparecem diferentes referências sobre ofertas, podendo ser :
Ofertas Aceitáveis 1 Pedro 2:5
5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
Oferta Queimada, Holocausto ou sacrifício Êxodo 29:16-18
¹⁶ Sacrifique-o, pegue o sangue e jogue-o nos lados do altar.
¹⁷ Corte o cordeiro em pedaços, lave as vísceras e as pernas e coloque-as ao lado da cabeça e das outras partes.
¹⁸ Depois queime o cordeiro inteiro sobre o altar; é holocausto dedicado ao Senhor; é oferta de aroma agradável dedicada ao Senhor, preparada no fogo.
Libações - ofertas líquidas derramadas Gênesis 35:14
14 Jacó levantou uma coluna de pedra no lugar em que Deus lhe falara; sobre ela despejou uma oferta de bebidas e derramou óleo.
Ofertas voluntárias Êxodo 25:2, Números 15:3-5
Êxodo 25:2
² "Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar.
Números 15:3-5
³ e apresentarem ao Senhor uma oferta, de bois ou de ovelhas, preparada no fogo como aroma agradável ao Senhor, seja holocausto, seja sacrifício, para cumprir um voto ou como oferta voluntária ou como oferta relativa a uma festa,
⁴ aquele que trouxer a sua oferta apresentará também ao Senhor uma oferta de cereal de um jarro da melhor farinha amassada com um litro de óleo.
⁵ Para cada cordeiro do holocausto ou do sacrifício, prepare um litro de vinho como oferta derramada.
Ofertas pelo pecado Levítico 1:3-4
³ "Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor,
⁴ e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar.
Ofertas de comunhão Levítico 7:14
14 De cada oferta trará uma contribuição ao Senhor que será dada ao sacerdote que asperge o sangue das ofertas de comunhão.
Dízimos Gênesis 14:19-20, Malaquias 3:10
Gênesis 14:19-20
¹⁹ e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra.
²⁰ E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.
Malaquias 3:10
10 Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Coletas 1 Coríntios 16:1-3
¹ Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.
² No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
³ Então, quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos homens que vocês aprovarem e os mandarei para Jerusalém com a oferta de vocês.
VEJAMOS A EXPLICAÇÃO DESTE AMADO IRMÃO EM CRISTO JESUS :
fonte : bíblia.com / bíbliaon / pastor Daniel