Portanto de acordo com a Palavra de DEUS a '' Bíblia '' podemos ver que todo estudo aqui disposto esta embasado nas santas escrituras :
Ordem dos estudos nesta pagina :
1 - A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA Neemias 8:10
2 - REFLEXÃO SOBRE O AMOR DE DEUS
3 - BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS
4 - BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO HÁ TEMPO !
5 - EBENÉZER : ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
6 - A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUEM FECHA
7 - 5 ATITUDES QUE NÃO AGRADAM A DEUS
8 - BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO
9 - AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E DE TODO CORAÇÃO
10 - A MENINA DOS OLHOS DE DEUS
1 - A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA Neemias 8:10
A sua vida tem alegria ? Em um mundo cheio de problemas, sofrimento e estresse, essa é uma pergunta difícil. Como você pode ter uma vida alegre quando tudo está desmoronando ? Mas a Bíblia oferece uma alegria forte, que supera as tristezas da vida .
Neemias 8:10
"Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá".
Os israelitas estavam tristes. Todo o povo tinha se reunido para ouvir as Escrituras e os sacerdotes tinham explicado tudo que estava escrito na palavra de Deus . Agora, eles estavam plenamente conscientes de seus pecados e estavam tristes por tudo que tinham feito. O pecado tinha levado à destruição de Jerusalém e ao exílio dos israelitas na Babilônia .
Mas Neemias, líder do povo, tinha outra perspectiva. Deus estava trazendo seu povo de volta a Israel e agora estavam reconstruindo a cidade de Jerusalém . Eles estavam recebendo uma nova oportunidade . Deus estava transformando a situação, construindo um povo dedicado a Ele, que conhecia sua Palavra. Esse não era um dia de tristeza pelo passado, mas de alegria pelo futuro !
As circunstâncias da vida podem ser difíceis, sem esperança em vista, mas Deus está no controle. Para quem ama Jesus, há sempre esperança para o futuro. Lembre-se : a verdadeira alegria está em Deus .
O tempo de abandonar a tristeza
Os israelitas tinham muitas razões para estarem tristes, mas chegou uma hora quando deveriam deixar a tristeza para trás. O dia em que ouviram a Palavra de Deus foi um dia de bênção, não de maldição, por isso podiam se alegrar. A alegria da salvação supera a tristeza pelo pecado .
Todos passamos por tempos de tristeza e dor. Mas, em Jesus, esses tempos não duram para sempre. Chega uma hora quando temos que decidir colocar nossos olhos em Jesus. Quando fazemos isso, encontramos a alegria de Deus, que é mais poderosa que todas as circunstâncias da vida !
Quando comparamos os problemas da vida com aquilo que Jesus fez por nós, descobrimos que a alegria da salvação e da vida eterna supera toda a tristeza .
Mesmo quando estamos tristes, podemos ter confiança que a alegria de Deus preenche nossos corações e vai nos fortalecer. E ninguém poderá permanentemente tirar essa alegria de nós .
Alegria partilhada
A alegria do Senhor não apenas nos fortalece, mas também nos une. Essa é uma alegria que não pode ser guardada só para nós. Precisa ser partilhada !
Assim como os israelitas foram instruídos a festejar e a partilhar o que tinham uns com os outros, nós também podemos espalhar a alegria de Deus entre as pessoas que conhecemos .
A alegria do Senhor nos desafia a amar o nosso próximo e a levar o Evangelho a mais pessoas .
Quando somos motivados por um coração alegre em Jesus, somos fortes e temos o poder para multiplicar a alegria em nossa comunidade .
Olhe para Jesus e encontre a alegria forte que pode mudar seu mundo !
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
2 - REFLEXÃO SOBRE O AMOR DE DEUS
O amor de Deus é um amor perfeito e sem condições. Você consegue imaginar um amor assim ? Seu amor dura para sempre e não se concentra em quem você é ou no que faz .
O amor que Deus tem por você é indestrutível, nem você mesmo pode apagá-lo. É assim tão maravilhoso o amor de Deus !
O amor de Deus é infinito, nunca terá fim. Não há nada que você possa fazer para que ele deixe de lhe amar ou para que ele lhe ame menos. Quer você goste, quer não, Deus lhe ama e quer seu bem .
Mas o pecado é um problema sério. Deus odeia o pecado e não o tolera. Nossos pecados são como uma barreira entre nós e Deus. O amor de Deus por nós continua a existir; apenas não o conseguimos receber, por causa de nossos pecados. Foi por isso que Deus enviou Jesus .
Romanos 5 : 8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores .
O amor de Deus é mais forte que o pecado. Em Jesus, o pecado é como uma represa destruída pela força do rio de amor de Deus! Jesus levou nossos pecados na cruz, para que o amor de Deus transbordasse sobre nós, por sua graça. Agora, qualquer pessoa pode ser inundada pelo amor de Deus, mesmo sendo o pior dos pecadores. Basta crer.
Romanos 5 : 20-21
A lei veio para que aumentasse a ofensa. Mas onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reinasse pela justiça que conduz à vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Quando reconhecemos nossos pecados, nos arrependemos deles e cremos que Jesus nos salvou, o passado é apagado pela correnteza do amor de Deus. Seu amor nos purifica e enche. Já não há lugar para o pecado em meio a tanto amor! E não é porque nós merecemos. É porque o amor de Deus é incondicional.
Romanos 8 : 38-39
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Personagens bíblicos que experimentaram o amor de Deus
Pedro
Pedro foi um dos discípulos de Jesus e é lembrado por diversas coisas, principalmente pela sua impetuosidade. Ele ousou pular na água e tentar caminhar para chegar onde Jesus estava. Além disso, quando Jesus disse que a hora da sua morte se aproximava, Pedro declarou que estava disposto a ir com Jesus para a prisão e até a morte.
No entanto, ao chegar o momento da verdade, Pedro negou conhecer Jesus três vezes seguidas, exatamente como Jesus havia profetizado. Mas esse não foi o fim da história de Pedro com Jesus.
Certa manhã, após sua ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos enquanto eles pescavam. Depois de comerem algo juntos, Jesus conversou com Pedro. Durante a conversa, Jesus fez três perguntas a Pedro :
João 21 : 15b a 17
15 "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes ?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus : "Cuide dos meus cordeiros".
16 Novamente Jesus disse : "Simão, filho de João, você me ama ?" Ele respondeu : "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus : "Pastoreie as minhas ovelhas".
17 Pela terceira vez, ele lhe disse : "Simão, filho de João, você me ama ?" Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama ?" e lhe disse : "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus : "Cuide das minhas ovelhas.
Pedro havia negado Jesus três vezes. Ali Jesus lhe pediu que afirmasse três vezes o seu amor por ele, e deu a ele um encargo, confirmando o seu chamado. Cada declaração de amor a Jesus mostrava o triunfo do amor.
O grande erro cometido por Pedro, ao negar Jesus três vezes, foi coberto e perdoado, graças ao enorme amor de Deus por ele. E Pedro recebeu a comissão de continuar apascentando as ovelhas do Senhor.
A mulher samaritana
Quando Jesus e a mulher samaritana se encontraram em um poço, Jesus mostrou que sabia tudo sobre o passado tumultuado dela. Desde o início ela ficou muito surpresa por Jesus ter falado com ela. Os samaritanos e os judeus não tinham muita simpatia uns pelos outros naquela época. Além disso, ela não tinha uma boa reputação .
Enfim, Jesus pediu um pouco de água para ela e foi assim que começou a conversa entre eles. Jesus contou detalhes do passado dela e ela percebeu que ele não era uma pessoa como qualquer outra. A conversa mudou para o reino espiritual, pois Jesus ansiava que ela recebesse a salvação de sua alma .
Em determinado momento da conversa, ela mencionou o tão esperado Messias, dizendo: "Quando ele vier, nos explicará todas as coisas" (João 4:25b). Naquele momento, Jesus lhe revelou que ele era o Messias .
A conversa que ela teve com Jesus foi cheia de aceitação e amor. Em momento nenhum Jesus a condenou pelos seus pecados. Ele lhe lembrou o que ela havia vivido até aquele momento e apresentou-se a ela como o Messias, aquele que poderia ajudá-la a compreender e receber o amor de Deus .
Os discípulos de Jesus chegaram naquele momento. A mulher foi até a cidade e conversou com o povo sobre o que havia acontecido com ela. Ela disse àqueles que encontrou no caminho :
João 4:29
Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo ?
A história não termina aí. A mulher ficou tão chocada com o encontro com Jesus que deu testemunho dele. O resultado? Muitos samaritanos acreditaram em Jesus graças ao testemunho da mulher samaritana, que não se sentiu julgada, mas aceita e amada por Jesus .
Paulo
Antes de seu encontro com Deus , Paulo (Saulo) era um judeu fariseu praticante e muito zeloso por sua fé. Ele era tão zeloso que se dedicou a perseguir os cristãos. Porém, para Deus não existem casos impossíveis e, na sua grande misericórdia, ele decidiu revelar-se a Saulo .
Saulo estava a caminho de Damasco e levava cartas autorizando-o a perseguir os cristãos daquela cidade. Deus tinha outro plano e, no caminho, uma luz do céu brilhou e Saulo caiu no chão. Naquele momento, ele ouviu uma voz do céu lhe perguntando: Saulo, Saulo, por que você me persegue ?
Foi a voz de Jesus ! Tanto Saulo como seus companheiros ficaram muito surpresos quando ouviram a voz. Saulo ficou cego, então eles o ajudaram a levantar-se e o levaram para Damasco .
Uma vez lá, Deus enviou Ananias para ir até Saulo para orar por ele e conversar. Saulo foi curado da cegueira, foi batizado e cheio do Espírito Santo. A partir daquele momento, aquele que tinha sido perseguidor dos cristãos tornou-se uma testemunha fiel do poder e do amor de Deus . Deus não apenas perdoou e amou a Paulo, mas também lhe deu um grande encargo. Deus o chamou para testemunhar sobre ele onde quer que o enviasse.
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
3 - BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS
Todos nós temos necessidades e preocupações : dinheiro, comida, roupa, casa, trabalho... Todas essas coisas são essenciais, mas existe uma coisa ainda mais importante : o Reino de Deus .
Em Mateus 6 , Jesus nos ensina que não precisamos ter medo do futuro. As aves não guardam comida na geladeira, mas Deus lhes dá o que precisam para comer todos os dias . As flores não fazem compras, mas estão sempre bem vestidas. Deus cuida de suas criaturas !
Claro que é importante fazer planos e ser precavido, mas isso não deve dominar nossas vidas. Muitas pessoas passam noites em claro se preocupando com seu futuro, mas Deus sabe o que precisamos. Se nós o amamos e confiamos nele, Deus vai suprir nossas necessidades .
O Reino de Deus - o verdadeiro alvo
Quando ficamos preocupados com as necessidades do dia a dia, perdemos o verdadeiro alvo de nossas vidas de vista. A vida na terra é passageira, mas o Reino de Deus é eterno. Esse é nosso maior tesouro .
Se sabemos que Deus tem todo poder e está cuidando de nós, por que precisamos nos preocupar ? As dificuldades vêm, mas Ele nunca nos vai abandonar. Podemos nos dedicar ao Reino de Deus sem medo !
Aqueles que se dedicam ao Reino de Deus são sustentados pelo Senhor .
Quando procuramos obedecer a Deus em tudo e a refletir sua glória no mundo, espalhando o evangelho, Ele cuida de nossas necessidades terrenas. No Reino de Deus, não passamos necessidade nem precisamos ter medo do futuro.
A eternidade é nosso alvo e Deus nos ajuda a chegar lá.
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
4 - BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO HÁ TEMPO !
Buscar a Deus é uma excelente oportunidade que temos à nossa disposição, mas por certo tempo . Deus oferece a Sua graça e amor, mas isso tem um prazo de validade desconhecido para nós . Não sabemos quanto tempo temos disponível para buscá-Lo. Por isso, faça isso agora, enquanto ainda há tempo !
Isaías 55:6
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Em Isaías 55 , temos um convite maravilhoso para todos os que estão sedentos. Todos nós buscamos algo na vida. Ansiamos por coisas e pessoas que não podem saciar a nossa sede. Somente Jesus pode preencher a lacuna que há nas buscas do nosso coração.
O que você tem buscado ?
O filósofo Sócrates disse: "Uma vida sem busca não é digna de ser vivida". Pessoas que vivem sem propósito na vida são pessoas sem rumo nem direção. Em todo caso, sabemos que mesmo o mais desmotivado dos homens busca algo na vida. Infelizmente, muitos buscam coisas erradas, sem valor, sem sentido real para viver. Viajam num barco furado que, mais cedo ou mais tarde, irá naufragar...
Jesus pergunta-nos o que realmente buscamos ?
João 1:38a
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais ?
Os primeiros discípulos buscaram Jesus depois de Seu batismo. Eles descobriram que Ele é o Salvador, o "Cordeiro de Deus", e então não havia nada mais importante para buscar (João 6:68).
Queriam saber onde Ele vivia, queriam conhecê-lo melhor e estar ao lado do Senhor. Eles entenderam que o mais importante era buscar a presença e a companhia do Filho de Deus.
Buscai ao Senhor
Quando buscamos conforto, realização, felicidade e prazer em coisas passageiras, nossa esperança provavelmente se frustrará. Por isso é que vemos tantos milionários miseráveis, tantos famosos frustrados e tantas pessoas saudáveis tão doentes e ansiosas. Buscar a Deus é sempre a saída certa e coerente para as buscas mais profundas do ser humano. Ele é o Deus fiel !
Mateus 6:33
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Apesar de precisarmos buscar outras coisas na vida (pão, paz, proteção...), Deus deve ser sempre o primeiro da lista. Quando priorizamos buscar o Senhor e a Sua justiça, Ele acrescenta tudo de que realmente temos necessidade.
Enquanto se pode achar
Buscar a Deus é uma oportunidade dada de graça. Mas existe uma condição importante aqui: há um tempo determinado para essa busca. Em algumas passagens bíblicas, vemos que um dia essa chance não existirá mais. Aqueles que insistem em recusar a Jesus e à sua Palavra podem perdê-Lo para sempre .
Provérbios 1 : 24 a 31
²⁴ Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão !
²⁵ Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão,
²⁶ eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês,
²⁷ quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.
²⁸ "Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.
²⁹ Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,
³⁰ não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência,
³¹ comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.
Precisamos estar alertas para a realidade de que talvez não haja oportunidade de buscar a Deus no fim da vida. Há quem planeje viver como bem entende e se voltar para Ele no leito de morte. Mas nem todos terão essa chance. Infelizmente, haverá um tempo em que não será mais possível buscar a Deus. Então, aproveite e busque-O hoje mesmo !
Haverá um tempo em que não teremos mais a palavra de Deus ?
Na Bíblia, vemos diversas passagens que confirmam exatamente o contrário: a Palavra de Deus é eterna. Veja algumas :
Isaías 40:8
"Seca-se a erva, e cai a flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente."
Mateus 24:35
"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão."
A Palavra de Deus não desaparecerá de todo, mas pode ser que não tenhamos acesso a ela. Há países onde há perseguição aos cristãos e onde a Bíblia é proibida, por exemplo. A oposição governamental impede que aconteçam reuniões cristãs para ler e estudar a Palavra de Deus livremente .
Aproveite a liberdade que temos em nosso país de ter a Bíblia traduzida em nossa língua; podemos nos reunir para estudá-la e anunciá-la livremente. Há muitos irmãos que não têm esse privilégio. Já pensou se um dia enfrentarmos essas limitações ?
Considerando essa terrível hipótese, deveríamos apreciar e desfrutar muito mais dela. O povo de Israel passou por algo semelhante, num período sombrio de sua história, conhecido como "Tempo de Silêncio de Deus" ou período interbíblico .
Veja a profecia de Amós 8:11-12, que previu uma sede e fome da Palavra de Deus :
"Está chegando o tempo", diz o Senhor Soberano, "em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor .
As pessoas andarão sem rumo, de mar em mar e de um extremo ao outro, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão."
Essa passagem se refere mais diretamente ao período do exílio de Israel, quando as mensagens dos profetas eram raras. As pessoas não podiam ir ao Templo ouvir as Escrituras e não havia cópias como temos hoje. Depois, seguiram-se 400 anos de silêncio profético entre o Antigo e o Novo Testamento. Mesmo assim, as pessoas podiam recorrer à memória do que aprenderam da Palavra de Deus .
A Bíblia diz que sobre os cristãos viriam tempos difíceis e perseguição; isso poderá incluir a falta de acesso à Palavra ou o desprezo por ela. Por isso, precisamos buscar enquanto é tempo e amar a Palavra de Deus : ler, meditar, estudar, decorar, ensinar, pregar, etc...
Mesmo com limitações de acesso, a Palavra de Deus permanecerá viva no coração daqueles que a amam .
Invocai-O enquanto está perto
Invocar é orar, clamar, chamar por Deus. A oração é chave para os que confiam no Senhor. Ela nos ajuda a aproximar-nos de Deus. A Sua mão sempre nos sustenta, mesmo nas dificuldades, e a Sua voz acalma as tempestades .
Salmos 32:6
Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão .
Jeremias 29:13
Quando o buscamos de todo coração, Deus se volta para nós com misericórdia e amor. Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração .
Busque o que realmente importa
Busque o Senhor de verdade. Pare de se enganar e de fugir ! Deus nos dá um propósito certo na vida : buscar a Jesus Cristo enquanto é tempo. Isso não depende dos outros nem das circunstâncias, deve ser um propósito pessoal para você. Busque-O mais, busque hoje, busque sempre !
Com esse objetivo maravilhoso, terá uma vida completa e feliz !
Salmos 119:2
Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam !
Busque viver em Cristo o verdadeiro amor a Deus. Essa vida inclui vontade, querer, confiança na Palavra e alegria no Senhor . Conhecendo os seus propósitos, Ele o ajudará a lutar pelo que realmente tem valor na vida. Não perca tempo com coisas vazias e sem sentido. Lembre-se : a verdadeira felicidade é só com Jesus .
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
5 - EBENÉZER : ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR
Provavelmente você já se perguntou sobre o significado bíblico da palavra Ebenézer. Ebenézer, em hebraico, significa "pedra de ajuda" .
O profeta Samuel teve um grande motivo para erguer um memorial de pedra e chamá-lo de Ebenézer : foi lá que Deus derrotou os inimigos de Israel .
A palavra Ebenézer está escrita em 3 versículos, todos no livro de 1 Samuel. O primeiro versículo fala sobre o momento em que Samuel ergueu uma pedra memorial e lhe deu o nome de Ebenézer. Em seguida, o profeta disse : "Até aqui nos ajudou o Senhor" :
1 Samuel 7:12
Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou".
Os outros dois versículos apenas citam um local com o mesmo nome, Ebenézer :
1 Samuel 5:1
Depois que os filisteus tomaram a arca de Deus, eles a levaram de Ebenézer para Asdode .
1 Samuel 4:1
E a palavra de Samuel espalhou-se por todo o Israel. Nessa época os israelitas saíram à guerra contra os filisteus. Eles acamparam em Ebenézer e os filisteus em Afeque .
O motivo do nome Ebenézer
Quando você precisa confiar em Deus, sem conseguir ver o plano que Ele tem para você, onde encontra coragem para dar o passo de fé ? Como pode ter a certeza de que o Senhor está no controle? A Bíblia mostra que a solução é lembrar de tudo que Deus já fez .
Samuel era um profeta com uma missão muito difícil : liderar o povo de Israel, que estava desanimado e com medo depois de uma derrota humilhante diante dos filisteus. Durante a batalha, os israelitas chegaram a levar a Arca da Aliança, acreditando que Deus iria lhes garantir a vitória. Mas a luta terminou em um massacre, e a Arca acabou sendo capturada pelos inimigos. O símbolo da presença do Senhor em Israel tinha sido levado !
Em posse da Arca da Aliança, os filisteus passaram a ser atormentados com muitas pragas. Por isso, resolveram devolver a Arca ao povo de Israel. Mesmo recuperando esse símbolo sagrado, os israelitas ainda tinham suas dúvidas. Será que o Senhor estava mesmo ao lado deles ? Podiam confiar no seu Deus ou seria melhor adorar outros deuses pagãos ?
Quando os filisteus voltaram a atacar, o povo de Israel ficou com medo. Mas, sob a orientação de Samuel, os israelitas decidiram depositar toda a confiança no Senhor, abandonando a idolatria. Mesmo com medo, buscaram a ajuda de Deus. Samuel clamou ao Senhor, que afugentou o exército inimigo com trovões estrondosos .
A vitória foi completa : após a fuga dos filisteus, os israelitas recuperaram o território ocupado pelo inimigo e não perderam mais nenhuma batalha durante a vida de Samuel .
Para celebrar essa grande conquista, Samuel ergueu uma pedra e lhe deu o nome de Ebenézer, que significa “pedra de ajuda”. Ela serviria como um memorial, do dia que o Senhor derrotou os inimigos de Israel. Qualquer pessoa que passasse por ali, seria lembrada do poder e da fidelidade de Deus para com o seu povo .
Deus é nossa pedra de ajuda
Os israelitas estavam desmoralizados e não tinham chance de ganhar a batalha contra os filisteus. O inimigo já tinha provado ser mais forte. Mas, a vitória não dependia de força. Sua vitória estava na “pedra de ajuda”: Deus .
Lembre-se: o Senhor é nossa pedra de ajuda. Quando estamos fracos, Ele é forte, e tem o poder, de fazer o impossível. Nada é difícil demais para Deus .
A história de Samuel, assim como muitas outras da Bíblia, é um exemplo de como Deus cuida de seu povo. Ele sempre foi fiel e ajudou àqueles que decidiram confiar nele de todo coração. Por isso, recorra a Deus quando precisar de ajuda .
Até aqui nos ajudou o Senhor
Se até aqui o Senhor nos ajudou, se até aqui nos sustentou, Ele continuará nos ajudando e sustentando ! Samuel ergueu a pedra memorial Ebenézer para lembrar de tudo que Deus já tinha feito. Da mesma forma, devemos nos lembrar das coisas que o Senhor já fez na nossa vida e na vida de outras pessoas .
Quando olhamos para trás, percebemos como Deus é fiel e poderoso. As maravilhas que Ele fez no passado nos dão esperança para o futuro .
A Bíblia diz que Deus não muda. O mesmo Deus que atendeu ao clamor de Samuel , e que derrotou os filisteus, é o que está com você hoje ! Assim como os israelitas, você pode depositar sua confiança no Senhor, porque Ele não falha. Deus cuida de quem dedica sua vida a Ele .
Você está enfrentando algum problema que parece impossível ? Então entregue-o nas mãos de Deus e confie nele. Em seguida, você poderá dizer como Samuel : até aqui o Senhor me ajudou !
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
6 - A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUEM FECHA
Embora não encontrada literalmente na Bíblia, a expressão "a porta que Deus abre, ninguém fecha" representa bem o princípio da soberania divina sobre nossas vidas. Este conceito fundamenta-se em Apocalipse 3:7-8, onde JESUS declara :
"Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir."
Neste versículo, JESUS identifica-se como aquele que possui autoridade sobre todas as circunstâncias espirituais e terrenas, simbolizada pela chave de Davi.
Soberania de Deus sobre as portas da vida
A ideia de que Deus controla o acesso às portas da vida reflete a Sua soberania absoluta. Ele não apenas decide quem entra ou sai, mas também determina o momento e a natureza de cada evento .
Confiança na providência divina : Reconhecer que Deus abre portas implica confiar na Sua orientação e provisão. Isso encoraja os crentes a buscar discernimento espiritual para identificar e seguir as portas que Ele abre em suas vidas .
Segurança na promessa : A promessa de que nada pode fechar uma porta que Deus abre traz segurança aos crentes. Isso fortalece a fé, garantindo que as oportunidades e as direções que vêm de Deus são firmes e seguras .
Aplicando a sabedoria bíblica na vida do cristão
Os cristãos são desafiados a discernir a vontade de Deus por meio da oração e da Palavra, confiando que Ele abrirá e fechará as portas conforme a Sua sabedoria e o Seu amor .
Mesmo diante de obstáculos, a convicção de que Deus controla as portas da vida encoraja a persistência na fé e na busca por Ele em todas as circunstâncias .
"A porta que Deus abre, ninguém fecha" não é apenas uma frase inspiradora, mas um testemunho vivo da grandeza e do amor de Deus por Seu povo. Reconhecer as portas abertas como expressões do cuidado e da fidelidade de Deus convida os crentes a viverem em gratidão e louvor.
Este princípio nos lembra que, em todas as estações da vida, Deus está no controle e podemos confiar no Seu plano soberano para as nossas vidas.
"A porta que Deus abre ninguém fecha" nos fala que Deus está no comando e tem poder para realizar qualquer coisa. Apesar da frase não estar presente na Bíblia, a afirmação está fundamentada na passagem de Apocalipse 3:7-8, onde Jesus se apresenta como aquele que tem controle total no Reino de Deus.
Apocalipse 3:7-8
"Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir." Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
Apesar de ser usada em contextos diferentes, a passagem fala da autoridade absoluta de Jesus sobre o Reino de Deus e que Ele concederá recompensas eternas aos que vencerem perseverantes.
Na Bíblia, portas ou chaves muitas vezes aparecem como símbolos relacionados à autoridade e poder real sobre algo. Deus tem essa força e pode controlar todas as coisas.
Versículos do tema "a porta que Deus abre ninguém fecha"
Isaías 22:22
Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir .
Mateus 16:19
Eu darei a você as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus" .
Isaías 9:6-7
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso .
João 10:2
Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas .
João 10:3-5
O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos" .
Mateus 7:13-14
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram .
Salmos 118:20
Esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos .
Salmos 118:19-20
Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao Senhor. Esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos .
1 Coríntios 16:9
porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários .
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
7 - 5 ATITUDES QUE NÃO AGRADAM A DEUS
Quando pensamos em pecado, muitas vezes associamos a coisas terríveis, como assassinato ou adultério. Mas também há várias coisas mais comuns que são pecado e não agradam a DEUS. Só porque acontecem muito não significa que não tem problema. Todo pecado é ruim e devemos nos arrepender e pedir perdão a DEUS quando reconhecemos esses erros em nossa vida .
A Palavra de DEUS nos orienta sobre atitudes que desagradam ao SENHOR. A mentira obscurece a verdade que nos liberta. A indiferença enfraquece o amor ao próximo. O egoísmo distancia-nos da generosidade divina. A rebeldia rompe a harmonia com a vontade de DEUS. A idolatria desvia nossa adoração do único SALVADOR .
Saiba como cada uma dessas 5 atitudes podem afastar você da presença do Senhor :
1 - Mentira
Uma mentira parece uma coisa tão pequena, mas é muito destrutiva ! A mentira destrói a confiança e promove a injustiça. A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira, mas Jesus é a verdade . Mentir vem muito naturalmente, mas não agrada a Deus e devemos tentar sempre falar a verdade com amor .
A Bíblia condena a mentira, destacando a importância da verdade. Em Provérbios 12:22
''O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.''
Ananias e Safira, em Atos 5 : 1 a 42 , venderam uma propriedade, mentiram sobre o valor e retiveram parte. Sua mentira resultou em consequências sérias, mostrando a seriedade de ser honesto diante de Deus e da comunidade cristã .
Atos 5 : 1 a 42
¹ Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
² Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.
³ Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?
⁴ Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus".
⁵ Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.
⁶ Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram.
⁷ Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido.
⁸ Pedro lhe perguntou: "Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade? " Respondeu ela: "Sim, foi esse mesmo".
⁹ Pedro lhe disse: "Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também".
¹⁰ Naquele mesmo instante, ela caiu aos pés dele e morreu. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido.
¹¹ E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.
¹² Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.
¹³ Dos demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito.
¹⁴ Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados,
¹⁵ de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava.
¹⁶ Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos; e todos eram curados.
¹⁷ Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja.
¹⁸ Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública.
¹⁹ Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e
²⁰ disse: "Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida".
²¹ Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo. Quando chegaram o sumo sacerdote e os que os seus companheiros, convocaram o Sinédrio — toda a assembléia dos líderes religiosos de Israel — e mandaram buscar os apóstolos na prisão.
²² Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então, voltaram e relataram:
²³ "Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém".
²⁴ Diante desse relato, o capitão da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ficaram perplexos, imaginando o que teria acontecido.
²⁵ Nesse momento chegou alguém e disse: "Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo".
²⁶ Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse.
²⁷ Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote,
²⁸ que lhes disse: "Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem".
²⁹ Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!
³⁰ O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.
³¹ Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.
³² Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem".
³³ Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.
³⁴ Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento.
³⁵ Então lhes disse: "Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens.
³⁶ Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.
³⁷ Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos.
³⁸ Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;
³⁹ se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus".
⁴⁰ Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.
⁴¹ Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.
⁴² Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
2 - Indiferença
Em meio à correria da vida, é muito fácil cair na indiferença. Aquela pessoa que está sofrendo do outro lado da rua ou do outro lado do mundo? Não é problema meu. Mas essa atitude não agrada a Deus. É terrível quando passamos a não nos importar !
1 João 3:17
Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus ?
Não podemos resolver os problemas de todo o mundo, mas o mínimo que podemos fazer, enquanto cristãos, é ter compaixão da dor dos outros. A indiferença é sinal de falta do amor de Deus no coração .
Na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37), os sacerdotes passaram indiferentes diante do homem ferido. Sua falta de compaixão destaca o perigo da indiferença. O samaritano, ao contrário, mostra que a compaixão é o caminho do amor ao próximo .
Lucas 10:30-37
³⁰ Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
³¹ Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
³² E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
³³ Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
³⁴ Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
³⁵ No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
³⁶ "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "
³⁷ "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
3 - Egoísmo
Muitas vezes, o egoísmo vem do mesmo lugar que a indiferença. A luta pela sobrevivência é difícil, mas não podemos pensar só em nós próprios. Se Jesus tivesse sido egoísta, todos nós estaríamos condenados .
O egoísmo destrói relacionamentos e provoca muitas lutas. Mas quando procuramos o bem uns dos outros, encontramos mais paz e felicidade .
Tiago 3:16
Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males .
Judas, ao trair Jesus por trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16), exemplifica a atitude egoísta que busca ganho pessoal às custas de valores e relacionamentos sagrados. Sua traição teve consequências trágicas, ressaltando os perigos do egoísmo desenfreado .
Mateus 26:14-16
¹⁴ Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes
¹⁵ e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês? " E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata.
¹⁶ Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo.
4 - Rebeldia
1 Samuel 15:23
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".
O rei Saul desobedeceu a Deus ao oferecer sacrifício, algo reservado aos sacerdotes (1 Samuel 13:8-14). Sua rebeldia resultou na rejeição divina à sua dinastia, ilustrando as sérias consequências de agir contra a vontade de Deus .
1 Samuel 13:8-14
⁸ Ele esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar.
⁹ Então ele ordenou: "Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão". Saul ofereceu então o holocausto,
¹⁰ e quando ele terminou de oferecê-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo.
¹¹ E perguntou-lhe Samuel: "O que você fez? " Saul respondeu: "Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás,
¹² pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto".
¹³ Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.
¹⁴ Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor".
Deus detesta a feitiçaria e a Bíblia diz que a rebeldia é igualmente ruim. Quantas vezes queremos fazer as coisas do nosso jeito e não nos submetemos a Deus ? Achamos que sabemos o que é melhor e nos afastamos dos caminhos de Deus. Mas isso é uma armadilha mortal, que só traz problemas. Procurar fazer a vontade de Deus é sempre a melhor opção .
Deus não é cruel. Ele não se agrada dessas atitudes porque fazem mal a nós e às pessoas em nosso redor. Deus quer nosso bem! E ele sempre fica feliz quando nos arrependemos de nossos pecados e está sempre pronto a perdoar .
5 - Idolatria
Êxodo 20:3-4
"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra .
A idolatria, adorar algo além de Deus, entristece o Senhor, que anseia por nossa devoção exclusiva. Em Êxodo 20:3, Deus instrui: "Não terás outros deuses além de mim."
O povo de Israel, liderado por Aarão, caiu na idolatria ao adorar o bezerro de ouro (Êxodo 32 : 1 a 35). Deus ficou irado, e muitos israelitas morreram devido à sua desobediência. A idolatria resultou em consequências severas, destacando a importância da fidelidade exclusiva a Deus .
Êxodo 32 : 1 a 35
¹ O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu".
² Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".
³ Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão.
⁴ Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! "
⁵ Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: "Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor".
⁶ Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.
⁷ Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.
⁸ Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ ".
⁹ Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado.
¹⁰ Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação".
¹¹ Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: "Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?
¹² Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!
¹³ Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre’ ".
¹⁴ E sucedeu que o Senhor arrependeu-se do mal que ameaçara trazer sobre o povo.
¹⁵ Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso.
¹⁶ As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus.
¹⁷ Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: "Há barulho de guerra no acampamento".
¹⁸ Respondeu Moisés: "Não é canto de vitória, nem canto de derrota; mas ouço o som de canções! "
¹⁹ Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.
²⁰ Pegou o bezerro que eles tinham feito e o destruiu no fogo; depois de moê-lo até virar pó, espalhou-o na água e fez com que os israelitas a bebessem.
²¹ E perguntou a Arão: "Que lhe fez esse povo para que você o levasse a tão grande pecado? "
²² Respondeu Arão: "Não te enfureças, meu senhor; tu bem sabes como esse povo é propenso para o mal.
²³ Eles me disseram: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’.
²⁴ Então eu lhes disse: Quem tiver enfeites de ouro, traga-os para mim. O povo trouxe-me o ouro, eu o joguei no fogo e surgiu esse bezerro! "
²⁵ Moisés viu que o povo estava desenfreado e que Arão o tinha deixado fora de controle, tendo se tornado motivo de riso para os seus inimigos.
²⁶ Então ficou em pé, à entrada do acampamento, e disse: "Quem é pelo Senhor, junte-se a mim". Todos os levitas se juntaram a ele.
²⁷ Declarou-lhes também: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho’ ".
²⁸ Fizeram os levitas conforme Moisés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo.
²⁹ Disse então Moisés: "Hoje vocês se consagraram ao Senhor, pois nenhum de vocês poupou o seu filho e o seu irmão, de modo que o Senhor os abençoou neste dia".
³⁰ No dia seguinte Moisés disse ao povo: "Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor, e talvez possa oferecer propiciação pelo pecado de vocês".
³¹ Assim, Moisés voltou ao Senhor e disse: "Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro.
³² Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste".
³³ Respondeu o Senhor a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.
³⁴ Agora vá, guie o povo ao lugar de que lhe falei, e meu anjo irá à sua frente. Todavia, quando chegar a hora de puni-los, eu os punirei pelos pecados deles".
³⁵ E o Senhor feriu o povo com uma praga porque quiseram que Arão fizesse o bezerro.
Ao substituir o Criador por criações, perdemos a verdadeira conexão espiritual, desviando-nos da adoração genuína e da plenitude que só Ele proporciona .
Nos nossos tempos, a idolatria se manifesta em formas sutis, como a obsessão por dinheiro, fama ou tecnologia. Essas distrações afastam o cristão da adoração genuína, comprometendo a relação com Deus .
O perigo reside na substituição do divino pelo passageiro, prejudicando a busca pela verdadeira plenitude em Cristo .
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
8 - BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO
A Bíblia afirma que todos os pecados podem ser perdoados, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo. Mas o que exatamente isso significa ?
Blasfemar é mostrar desprezo ou desrespeito por Deus. No caso do Espírito Santo, trata-se de algo mais profundo : é rejeitar de forma consciente e persistente a ação transformadora d'Ele em nossas vidas .
O Espírito é quem nos convence do pecado, nos guia ao arrependimento e nos aproxima da salvação. Recusar essa atuação é recusar o próprio caminho de volta a Deus .
Esse pecado não é um deslize momentâneo ou uma dúvida sincera. É um endurecimento deliberado do coração, quando alguém vê claramente a verdade de Deus, mas escolhe rejeitá-la, atribuindo até mesmo as obras do Espírito a algo maligno como fizeram alguns líderes religiosos ao acusar JESUS de agir pelo poder de satanás (Mateus 12) .
Mateus 12
¹ Naquela ocasião Jesus passou pelas lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las.
² Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: "Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado".
³ Ele respondeu: "Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome?
⁴ Ele entrou na casa de Deus, e juntamente com os seus companheiros comeu os pães da Presença, o que não lhes era permitido fazer, mas apenas aos sacerdotes.
⁵ Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa?
⁶ Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo.
⁷ Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.
⁸ Pois o Filho do homem é Senhor do sábado".
⁹ Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles,
¹⁰ e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado? "
¹¹ Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?
¹² Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".
¹³ Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.
¹⁴ Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus.
¹⁵ Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele curou a todos os doentes que havia entre eles,
¹⁶ advertindo-os que não dissessem quem ele era.
¹⁷ Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito pelo do profeta Isaías:
¹⁸ "Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.
¹⁹ Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.
²⁰ Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.
²¹ Em seu nome as nações porão sua esperança".
²² Então levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver.
²³ Todo o povo ficou atônito e disse: "Não será este o Filho de Davi? "
²⁴ Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: "É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios".
²⁵ Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.
²⁶ Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino?
²⁷ E se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos serão juízes sobre vocês.
²⁸ Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.
²⁹ "Ou como alguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali seus bens, sem antes amarrá-lo? Só então poderá roubar a casa dele.
³⁰ "Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha.
³¹ Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
³² Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir.
³³ "Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.
³⁴ Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
³⁵ O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.
³⁶ Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
³⁷ Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".
³⁸ Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti".
³⁹ Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.
⁴⁰ Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.
⁴¹ Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.
⁴² A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.
⁴³ "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,
⁴⁴ e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.
⁴⁵ Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa".
⁴⁶ Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.
⁴⁷ Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo".
⁴⁸ "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ", perguntou ele.
⁴⁹ E, estendendo a mão para os discípulos, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos!
⁵⁰ Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
Como saber se blasfemei contra o Espírito Santo
Se você está preocupado com a possibilidade de ter cometido esse pecado, essa preocupação é um bom sinal. Quem blasfema contra o Espírito Santo não sente arrependimento ou vontade de buscar a Deus. A preocupação indica que o Espírito Santo continua trabalhando em seu coração, chamando-o ao arrependimento .
Esse pecado não é um erro momentâneo ou dúvida, mas um endurecimento total contra Deus. Se você sente desejo de se arrepender e busca a Deus, não cometeu esse pecado .
Confie na graça de Deus. Ele perdoa todos os que se arrependem sinceramente. Busque orientação e permaneça aberto à ação do Espírito Santo .
Por que a blasfêmia é imperdoável ?
A blasfêmia contra o Espírito Santo é descrita na Bíblia como o único pecado que não tem perdão. Jesus explicou que todos os pecados podem ser perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não receberá perdão .
Esse pecado é tão grave porque é uma rejeição direta a obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos convence do pecado, nos guia ao arrependimento e nos leva a aceitar o perdão de Deus .
Quando uma pessoa, de forma consciente e repetida, rejeita o Espírito, ela está fechando a porta para o arrependimento. Sem arrependimento, não há como receber o perdão .
A blasfêmia contra o Espírito não é um erro comum ou uma dúvida passageira. É um estado de coração endurecido, onde a pessoa recusa permanentemente a verdade de Deus, mesmo reconhecendo-a. Por exemplo, os fariseus viram os milagres de Jesus, mas disseram que Ele agia pelo poder de Satanás, não de Deus .
Portanto, esse pecado é imperdoável não porque Deus não quer perdoar, mas porque a pessoa escolhe rejeitar o próprio caminho do perdão oferecido por Deus .
Exemplos bíblicos de blasfêmia contra o Espírito Santo
A Bíblia cita alguns exemplos que mostram rejeição e ofensa à obra do Espírito Santo :
Os religiosos recusam-se a obedecer a Deus (Atos 7:51): Estevão repreende líderes religiosos por sempre resistirem ao Espírito Santo. Essa resistência contínua, pode levar à rejeição total de Deus, o que é uma forma de blasfêmia .
Os religiosos acusam Jesus de curar por meio de demônios (Mateus 12):Os fariseus, ao invés de reconhecerem que o poder vinha de Deus, diziam que Jesus estava realizando milagres pelo poder de Satanás .
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
9 - AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E DE TODO CORAÇÃO
JESUS disse que o maior mandamento é amar a DEUS, nada é mais importante que isso. Mas como o amor a DEUS se expressa ? Para explicar como o amor a DEUS deve ser, JESUS citou em :
Deuteronômio 6:5
''Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças .''
Para amar a Deus de maneira completa, você precisa usar seu coração, sua alma e suas forças .
Amar a Deus de todo coração !
O coração representa suas emoções e seus desejos. Você deseja a Deus ? Você quer estar com ele, desfrutar de sua presença ? A ideia de passar tempo com Deus lhe traz alegria ?
O amor a Deus não é apenas um pensamento intelectual. Ele envolve seus sentimentos. O amor só é completo quando seu prazer está em Deus.
Quando você ama a Deus de todo o seu coração, você encontra prazer e alegria nas coisas boas que Deus criou. Você se sente motivado a buscar o reino de Deus. E, ao mesmo tempo, você fica com nojo do pecado, querendo se afastar de tudo que é ruim.
Amar a Deus de toda a sua alma !
Sua alma é sua personalidade, seus pensamentos e seu entendimento. Você procura conhecer mais a Deus ? Você usa sua inteligência e suas capacidades para se aproximar mais dele ? Sua relação com Deus faz parte de sua identidade ?
O amor a Deus também não é apenas emocional. É uma decisão que você toma. Buscar mais de Deus é um ato consciente, que exige disciplina e força de vontade. É também dirigir seus pensamentos para as coisas de Deus .
Amar a Deus de todas as suas forças !
Amar a Deus de todas as suas forças implica usar seu corpo, suas ações e suas palavras. A forma como você age reflete seu amor por Deus ? Você honra a Deus com a forma como você usa seu corpo ?
Você pode amar a Deus com todas as suas forças de muitas maneiras : pulando ou dançando de alegria em sua presença, falando de Jesus, fazendo o bem, se dedicando ao trabalho de Deus O amor a Deus se revela de maneira poderosa quando entra em ação .
Há pessoas que focam apenas no lado emocional, outras que focam no lado intelectual e ainda outras nas ações . Mas Jesus disse que precisamos amar a Deus de todas essas formas ! Somente assim teremos um amor poderoso e inabalável, porque é um amor completo .
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL
##############################################
10 - A MENINA DOS OLHOS DE DEUS
O Salmo 17 é atribuído a Davi. Nesta passagem, o rei clama a Deus por proteção diante da perseguição dos seus inimigos. No trecho do Salmo 17:8 , Davi recorre à expressão "menina dos teus olhos" de forma poética, clamando a Deus pela sua proteção divina. Veja :
Salmos 17:8 NVI
Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas,
Salmos 17:8 ARA
Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas
Nós somos a menina dos olhos de Deus ! Assim como o rei protege a sua princesa, o Senhor nos protege com a sua força e poder . Somos protegidos por Deus, salvos por Ele ! Desde o ventre da nossa mãe, Ele escolheu-nos (Jeremias 1:5).
Jeremias 1:5
⁵ "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações".
Significado da expressão a "menina dos olhos de DEUS"
Davi sabia exatamente o que o significava a expressão "menina dos olhos". Esta palavra é utilizada para designar algo, lugar ou pessoa preferida. Por exemplo, "o povo de Israel é a menina dos olhos de Deus".
Tanto na língua portuguesa quanto no hebraico, a pupila ocular é popularmente chamada de "menina dos olhos". Quando a Bíblia refere-se a expressão menina dos olhos, faz uma alusão a esta parte preciosa do corpo .
A pupila é uma parte importantíssima dos olhos e devido à sensibilidade requer proteção. Qualquer acidente na pupila é doloroso e pode até causar a perda da visão. É desta forma que a palavra é utilizada, referindo-se a uma parte preciosa que requer cuidado e proteção .
Deus sabe o quanto somos frágeis e protege-nos como a menina dos seus olhos. Ele sabe que todo o ser humano é precioso, por isso, enviou o Seu Filho para nos redimir da condenação eterna. Esta é a prova de como Deus nos trata com tanto cuidado e amor .
Lucas 12 : 27 a 30
²⁷ "Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
²⁸ Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!
²⁹ Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.
³⁰ Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.
Outros versículos com a expressão menina dos olhos :
É possível encontrar na Bíblia outros versículos com a expressão menina dos olhos, veja :
Provérbios 7:2
Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a menina dos seus olhos.
Deuteronômio 32:10
Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,
Zacarias 2:8
Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: 'Ele me enviou para buscar a sua glória entre as nações que saquearam vocês, porque todo o que tocar em vocês, toca na menina dos olhos dele'.
BÍBLIAON / PASTOR DANIEL